Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
20 de junho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O planejamento da grande ação de vacinação que acontecerá em Manaus neste sábado, 12, e domingo, 13, prevê a imunização de 214 mil pessoas com mais de 40 anos, com a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca. Serão 64 pontos de vacinação, sendo que três deles funcionarão por 32 horas ininterruptas, das 9h de sábado às 17h de domingo.

Conforme o planejamento, no sábado será vacinada a população de 45 a 51 anos e no domingo a faixa etária de 40 a 44 anos. Os detalhes da estratégia foram informados pelo Governo do Amazonas e prefeitura da capital em coletiva nesta sexta-feira, 11. Um esquema de segurança, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), disponibilizará efetivo da Polícia Militar em todos os pontos de vacinação.

Nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, os pontos funcionarão das 9h às 17h. A orientação do secretário estadual de Saúde é que a população procure os locais mais próximos a sua residência para evitar aglomeração nos pontos estratégicos. Também não é necessário ir para estes locais ainda na madrugada.

“As pessoas não precisam ir para fila de madrugada. Nos grandes postos, elas devem fazer o cadastro no site do Imuniza Manaus, que é de extrema importância, e procurar os postos mais próximos da sua residência. Temos protocolos que haverá o fechamento dos portões às 16h e quem tiver dentro vai vacinar, conforme protocolo em relação às doses que estão computadas”, disse Silvio Romano.

As autoridades lembraram ainda que, quem não puder se vacinar neste fim de semana, dentro desta faixa etária, poderá receber a dose do imunizante normalmente no decorrer da próxima semana. Sobre o cadastro no site do Imuniza Manaus, apesar de não ser obrigatório, o registro no sistema agilizará o atendimento no momento da vacinação.

Contraindicações

Sobre as contraindicações para o público-alvo, as autoridades de saúde pontuaram que as grávidas e mulheres com bebês recém-nascidos (puérperas), permanecem sem poder tomar este imunizante. A imunização deste grupo prioritário não acontecerá neste sábado, retornando apenas na segunda-feira, 14.

Outra contraindicação é para quem apresentar sinais gripais ou foi diagnosticado com coronavírus no intervalo menor que 30 dias. Nesses casos, é necessário aguardar pelo menos um mês para se imunizar contra a Covid-19. A contraindicação também é direcionada para quem tomou a vacina contra H1N1 há menos de 14 dias.

Reações

Referente a possíveis reações ao imunizante Oxford/AstraZeneca – sintomas leves como dor de cabeça e febre – as autoridades de saúde pontuaram que é comum ocorrer eventos adversos leves. “As reações adversas podem acontecer com qualquer imunizante, algumas pessoas sentem sintomas leves, como febre e dor de cabeça, por 48 horas. Qualquer vacina pode dar uma reação e os organismos respondem de uma maneira diferente”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Documentos

Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), demonstrando que residem em Manaus. Os pontos de vacinação podem ser conferidos no link.