Em Manaus, 48% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para vereador e 6% estão ‘sem prefeito’

Instituto Pontual mostrou que uma parcela da população ainda está indecisa em quem votar para prefeito na eleição deste domingo, 15 (Reprodução/ Internet)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma pesquisa recente do Instituto Pontual mostrou que uma parcela dos mais de um milhão de eleitores manauaras ainda continua indecisa em quem votar para vereador e prefeito. Divulgada a dois dias do pleito municipal, a análise revelou que 48% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para vereador e 6% ainda estão indecisos para prefeito. Outros 8% disseram que vão votar branco ou nulo para prefeito.

De acordo o diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa, o resultado da pesquisa representa que o eleitor em Manaus está desacreditado. “O sentimento dos eleitores está inclinado para a desacreditação da classe política. O que eu percebo é que o eleitor está com essa dúvida por conta dos recentes escândalos e a decepção com novos políticos”, disse.

PUBLICIDADE

Na totalização dos votos válidos, a pesquisa mostra Amazonino em primeiro lugar, com 32,3% e, com a margem de erro fica entre 35,1% e 29,5%. Na segunda colocação vem David Almeida, com 21,5% oscilando entre 24,3% e 18,7%. Ricardo Nicolau (PSD) se mantém em terceiro lugar, com 12,9%, oscilando com a margem de erro entre 15,7% e 10,1%. Zé Ricardo (PT) registrou 10,9% e com a margem de erro fica entre 13,7% e 8,1%.

Logo em seguida vem Coronel Menezes (Patriota), com 7,9%, oscilando entre 10,7% e 5,1%. Empatado tecnicamente com Menezes vem o candidato do Republicanos, capitão Alberto Neto, com 7,7%, oscilando entre 10,5% e 4,9%. Ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento amarga o sétimo lugar, com 4,8% na intenção de voto e, com a margem de erro, fica entre 7,6% e 2,0%.

Chico Preto (DC) cravou 1%, podendo chegar a 3,8% com a margem de erro. Romero Reis (Novo) registrou 0,8% e com a margem de erro pode chegar a 3,6%. Em último lugar, empatados, estão os candidatos Marcelo Amil (PCdoB) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,1% cada e, podendo alcançar, cada um, 2,9% na margem de erro.

A pesquisa Pontual foi feita em toda a cidade de Manaus nesta semana, em que foram entrevistados 1.224 eleitores e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08036/2020. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Confira o que levar no dia da votação

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores sobre procedimentos a serem adotados durante a votação, que ocorre das 7h às 17h.

Neste ano, os itens imprescindíveis para votar são um documento oficial com foto e a máscara, cujo uso será obrigatório a todo o momento nas sessões eleitorais.

A Justiça Eleitoral recomenda ainda que, se possível, o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, de modo a evitar o compartilhamento de objetos e a disseminação da Covid-19.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.