Em Manaus, 70% dos profissionais da educação que tiveram Covid-19 já estão fora do período de transmissão

Os dados são atualizados sistematicamente pela FVS, responsável por reunir informações técnicas sobre pandemia do Covid-19 (Reprodução/Internet)

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – A testagem rápida ofertada pelo Governo do Amazonas a profissionais da rede pública de educação apontou que 70% das 342 pessoas que testaram positivo para a Covid-19 apresentaram o anticorpo IgG, o que significa que contraíram o novo coronavírus em meses anteriores e já estão fora do período de transmissibilidade.

A testagem abrangeu, até o dia 24 de agosto, 1.064 profissionais, dos quais 32% (342) testaram positivo para os dois anticorpos (IgM e IgG) e a grande maioria, 68%, negativo. Os que apresentaram o IgM positivo foram afastados por 14 dias, conforme o protocolo adotado mundialmente, para superaram o processo de transmissão.

PUBLICIDADE

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, apresentou os dados durante audiência online, realizada a convite da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ela explicou que, mesmo não apresentando risco de transmissão, os profissionais já recuperados foram afastados por sete dias, atendendo a um protocolo estabelecido pela própria Fundação.

Outro dado apresentado pela diretora-presidente mostra que a busca ativa em escolas tem sido eficaz. A partir de uma comissão formada em cada instituição de ensino, pessoas que apresentem qualquer sintoma semelhando aos da Covid-19, são afastadas para investigação. Nos últimos quatro dias, foram 127 notificações via aplicativo SASI. Dessas, 72 já obtiveram o resultado da análise laboratorial, das quais 99% testaram negativo. Houve apenas um caso positivo. Por estarem sintomáticas, elas passaram pelo teste RT-PCR, indicado para ser aplicado entre o terceiro e o sexto dias de sintomas.

Rosemary Pinto aproveitou a oportunidade para expor dados de casos detectados em pessoas menores de 19 anos, os quais registraram redução nos últimos 14 dias. A queda ficou entre 32% e 51%. A divisão ocorreu da seguinte forma: os diagnósticos em menores de 6 anos caíram 43% no período; de 6 a 10 anos, reduziram 32%; dos 11 aos 15, a redução foi de 48%; e dos 16 aos 19 anos, de 51%.

Em dados gerais, o número de pessoas que positivaram para a Covid-19 no Amazonas regrediu 7%. Já as hospitalizações recuaram 38%, em duas semanas, aponta a FVS. A letalidade no Amazonas, que calcula o número de óbitos sobre o de infectados, está em 3%, menor que a média brasileira, que atualmente é de 3,2%.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.