Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS- Em função do mês do Orgulho LGBTQIA+ e das dificuldades provenientes da pandemia, a Associação de Travestis, Transgêneros e Transsexuais no Amazonas (Assotram) está arrecadando doações para montagem de kits de higiene e cestas básicas que serão doados para pessoas da comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. O intuito é beneficiar, ao menos, 100 famílias.

De acordo com a presidente da Assotram, Joyce Alves, as doações podem ser realizadas por meio de depósitos nas seguintes contas: Agência: 5786-x, Conta-Corrente: 8720-3, Michele Pires Lima/ Banco do Brasil ou pelo PIX [email protected] Os dados bancários pertencem a Michele, membro e presidente interina da Assotram.

“Essa campanha visa ainda este momento de pandemia em que muitas pessoas perderam o emprego, em especial pessoas trans, travestis, pessoas não binárias levando em consideração os dados da Associação Nacional da Travestis e Transexuais de que 70% dessa população não conseguiram, por exemplo, o auxílio emergencial e passaram por uma série de violações, econômicos estruturais. Nesse sentido a associação vem fazendo uma série de ações voltadas para auxiliar o próximo”, explica Michele.

As doações podem ser feitas ao longo de todo o ano, pois, segundo a presidente interina, as ações benéficas ocorrem regularmente. A próxima já está marcada para este sábado, dia 26 de junho. Aos que desejam doar itens em vez de valores em dinheiro, podem entrar em contato com as representantes da Assotram pelos fones: (92) 9.9997-6316 (Michelle)/ (92)9.9461-0560 (Joyce) ou (92) 9.9330-1443 (Rebeca).

As ações benéficas são realizadas durante o ano todo (Reprodução/ Assotram)

Outras atividades

Além das arrecadações, a Assotram também realiza atividades como ações de combate à LGTBfobia, e lives especiais durante o mês do Orgulho LGBTQIA+. Recentemente, a associação divulgou um calendário de eventos educativos online, transmitidos pelo Instagram oficial da Assotram nos dias 17, 24 e 28 de junho.

A primeira live contou com o tema “Amazônia Cidadania e Meio Ambiente”. No dia 24, o tema abordado será “Políticas Públicas da Saúde LGBT” e, por último, a live irá celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Sobre a transmissão do dia 24, a presidente explica que serão debatidas questões como atendimentos especializados e ambulatoriais para a população, tratamentos hormonais, dentre outras questões ligadas à saúde LGBTQIA+.

Nomes como o da coordenadora do Ambulatório Diversidade Sexual e Gênero, Dária Neves, e a gestora da Política de Saúde LGBTQIA+ do Amazonas, Vivian Lima, já são presenças confirmadas no evento online. “Nós estamos nesse trabalho de produzir conteúdo e levar informação, mas também nesse trabalho de base que é típico de organizações não governamentais e de movimentos sociais trans no Brasil”, finaliza.

Além das doações, a associação também está com calendário de lives especiais para o mês de junho (Reprodução/ Divulgação)