Em Manaus, caminhada contra violência ao idoso pede ‘mais paciência e proteção’ e luta contra discriminação etária

(Bruno Pacheco/Cenarium)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Com a presença de aproximadamente 60 pessoas, a 15ª caminhada em alusão ao “Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa” foi realizada nessa quarta-feira, 15, e teve como tema “Proteger os idosos é conscientizar direitos”. O evento aconteceu na Avenida Grande Circular, na zona Leste de Manaus.

A caminhada foi iniciada em um posto de gasolina e contou com o apoio da Polícia Militar (PM) e a presença do Grupo de Idosos, Fórum Permanente do Idoso (Fopi-AM) e a Rede de proteção a Pessoa Idosa. A data é oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), desde 2011, após mobilização da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea), e surge para conscientizar a população a refletir na proteção desse grupo de pessoas e combater a discriminação etária.

Manifestantes pedem respeito no dia de combate à violência contra a pessoa idosa (Bruno Pacheco/Cenarium)

“O intuito da caminhada é para que os idosos possam reivindicar os seus direitos. Esta é a 15ª caminhada, que surgiu aqui mesmo na Zona Leste. Uma dos nossos pedidos é por mais respeito dos condutores, principalmente, dos Amarelinhos à pessoa idosa, e por parte das famílias que maltratam essa faixa etária”, destacou a presidente da Associação Unidos de Idosos Unidos em Cristo e uma das organizadoras do evento, Valcylene de Oliveira Souza.

PUBLICIDADE

Para Valcylene, a iniciativa é o momento para que os idosos possam expressar o que estão sofrendo dentro de casa e nas instituições públicas. “Essa caminhada veio para que os idosos possam clamar pelo que sentem e pelo que estão sofrendo na sua própria casa e nas instituições. E estamos gritando por tudo que está acontecendo na vida dessas pessoas, pois este é o momento de falarmos que o idoso tem o livre direito de ir e vir, assim como tem direito a educação, ao lazer, a tudo que vier para que possam ter liberdade”, enfatizou Valcylene.

Dados

Conforme os dados mais atualizados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Manaus registrou, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o total de 1044 crimes contra idosos. Segundo as estatísticas, os furtos aparecem em primeiro lugar com 266 ocorrências.

Em seguida, estão outros fatos atípicos (103), estelionato está em terceiro (93), roubos em quarto (90) ao lado de ameaças, que também registra 90 denúncias. Para Valcylene de Oliveira Souza, a violência contra idosos vai muito além das estatísticas e tem relatos expressivos de maus-tratos contra essas pessoas dentro de suas próprias casas.

“O índice principal hoje é o maltrato dentro da própria casa. Os filhos, a própria família, são quem pratica violência, que não cuidam dos idosos. E é por isso que estamos aqui, para que essas pessoas possam respeitar seus pais, os idosos”, lamentou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.