28 de fevereiro de 2021
Com informações da assessoria

MANAUS – O movimento “Esse é o Nosso Norte” está realizando, em Manaus, a ação ‘Carona Solidária’ para aumentar a adesão e ajudar idosos que precisam de transporte para se imunizarem contra a Covid-19. A vacinação na capital amazonense ocorre nas Zonas Norte, Oeste, Leste e Sul, com atendimento em sistema drive-thru e ponto fixo.

Veja também: Em Manaus, idosos com condições especiais começam a ser vacinados

A iniciativa, segundo o movimento, oferece todo o suporte logístico para pessoas acima de 70 anos que moram em locais mais distantes e vulneráveis economicamente. Segundo dados da Prefeitura de Manaus até sexta-feira, 5, mais de 50 mil pessoas, entre profissionais de saúde e idosos, já foram imunizados.

“A vacina é a única maneira de conter a Covid-19, salvar vidas e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde que hoje não consegue dar conta da quantidade de pacientes”, destaca Michelle Andrews, uma das responsáveis pela iniciativa da Primavera Socialista (corrente interna do Psol Amazonas).

Para a professora universitária Ceane Simões, uma das voluntárias da ação, esse é um momento em que a população precisa entender que a ação solidária, ao lado da cobrança pela responsabilização dos governantes, é a única chance do Amazonas sair do cenário de calamidade.

“Ter os nossos idosos todos imunizados é uma necessidade urgente. Sabendo que há grupos extremamente vulnerabilizados e sem condição de locomoção, é justo que nos coloquemos à disposição de ações como a Carona Solidária. Vamos, assim, nos proteger mutuamente. Esse é o sentido de nos reconhecermos como uma sociedade”, ressalta a voluntária.

Na etapa atual da campanha estão sendo vacinadas as pessoas idosas com 75 anos ou mais, os idosos de 70 a 74 anos em condições especiais de saúde. São ao todo seis opções de postos de vacinação espalhados pelas cinco zonas de Manaus.

Lembrando que, para imunizar, os idosos devem apresentar os documentos pessoais (Identidade com foto e CPF) e, caso possua condições especiais de saúde, é necessário também documentos como laudo, atestado ou receita médica.

Para os idosos que desejam agendar a Carona Solidária ou para quem deseja se tornar um voluntário seja com carona ou doação de combustível, basta entrar em contato por meio dos perfis no Instagram @esseeonossonorte e Facebook “Esse É Nosso Norte”. Há também o WhatsApp: (92) 9 8261-9162 e (92) 9 8156-4674.