Em Manaus, curso de psicodrama aborda dinâmicas com impacto positivo para famílias e instituições

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma parceria do Instituto Silvério de Almeida Tundis (Isat) com o Instituto Aprender Vivo realiza em Manaus, a partir deste sábado, 27, o curso de Psicodrama para profissionais que buscam conhecer e atuar melhor com as dinâmicas em grupos e o impacto desses fenômenos nos casais, famílias e instituições e vai ter periodicidade de 18 meses com aulas a distância por conta da pandemia.

O curso é certificado pelo Ministério da Educação (MEC) e em Manaus, a especialização é uma iniciativa inédita com os aportes principais de duas abordagens teóricas: o pensamento sistêmico e o psicodrama. Segundo a presidente do Isat, a médica psiquiatra Ana Maria Coelho Marques, o curso permitirá discutir e enfrentar os novos desafios de atendimentos impostos aos profissionais que se deparam com as vivências “surreais” que a pandemia da Covid-19 desencadeou na sociedade.

“O Psicodrama é uma abordagem teórica com muitos recursos para trabalhar com pessoas e grupos. Sua fundamentação teórica é muito rica para a compreensão de como os grupos funcionam e seus métodos promovem o desenvolvimento dos grupos. A neurociência aponta para a importância do aspecto vivencial para mudanças comportamentais, com pesquisas evidenciando resultados nos tratamentos de transtornos mentais diversos; problemas sociais, nos processos educativos, nas abordagens ou tratamentos de grupos, com composições diversas”, salientou a médica.

De acordo com a presidente do instituto, em um grupo de Psicodrama, as interações manifestam-se, e já não é o indivíduo isolado o que “dramatiza”, mas um grupo que expressa suas inter-relações.

“Nas palavras do criador do Psicodrama, J. L. Moreno, o ‘Psicodrama representa o ponto decisivo na passagem do tratamento do indivíduo isolado para o tratamento do indivíduo em grupos; do tratamento do indivíduo com métodos verbais, para o tratamento com métodos de ação’”, reforçou.

Quem pode participar?

Podem participar do curso o profissional de qualquer área, com curso universitário completo (graduação) ou o aluno do último ano de sua graduação. Conforme a médica, a ausência do estudo anterior da Psicologia ou longo período sem estudos após a graduação, não são fatores que impedem o bom desempenho do aluno. Ao todo, serão 360 horas de atividades oferecidas.

A especialização é dividida por módulos, com equipe de 16 profissionais ministrando aulas/atividades de acordo com o Plano de Aula enviado por aplicativos de mensagens como o WhatsApp. O Instituto Aprender Vivo estabeleceu para o curso o limite de 37 alunos por turma.

O Isat desenvolve uma metodologia que tem no psicodrama uma das suas fundamentações teóricas e prática. De acordo com a presidente Ana Marques, esse método é aplicado de forma contínua há 15 anos com pessoas com transtornos mentais mais severos, mas a instituição vem reaplicando e aperfeiçoando com outros grupos sociais.

“Já desenvolvemos projetos com outros grupos sociais: pessoas residindo nas ruas; crianças de uma comunidade urbana; moradores de uma comunidade de Manaus; pessoas da etnia indígena Sateré-Maué; famílias dos usuários do Isat; alunos de escolas públicas do Distrito Centro-Oeste de Manaus e outros. Os cursos, além da especialização, poderão ampliar e/ou enriquecer a todos os profissionais do Amazonas”, finalizou.

Para mais informações, o aluno deve acessar o link de compra (com desconto) exclusivo para parceiros do Isat ou entrar em contato com a Escola Aprender Vivo, (16) 99797-0603) ou (92) 99972-1589.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO