Em Manaus, David Almeida mantém liderança; Amom e Menezes seguem na disputa

À esquerda, Amom Mandel, no centro o prefeito David Almeida e à direita, Coronel Menezes (Montagem: Thiago Alencar/Revista Cenarium)
Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Uma nova pesquisa eleitoral mostra a intenção de votos para a Prefeitura de Manaus em 2024, com a liderança do atual chefe do Executivo municipal, David Almeida (Avante), seguido do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e do coronel do Exército Alfredo Menezes (PL), o “Coronel Menezes”.

O levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, sediado em Curitiba (PR), e divulgado nesta quarta-feira, 10, no qual toma como base dois cenários com dez possíveis candidatos a prefeito da capital amazonense. O grau de confiabilidade da pesquisa, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de 3,7%.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem votaria sem a apresentação de nomes, 14,2% dos entrevistados citaram David Almeida; 2,4% lembraram do deputado Amom Mandel e 1% citaram o coronel Alfredo Menezes.

PUBLICIDADE

Os nomes do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (sem partido) e do deputado federal Alberto Neto (Republicanos) foram lembrados pelos entrevistados e, ambos, ficaram com 0,4%. Já o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) apareceu com 0,3%.

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador lista opções, o prefeito de Manaus também se mantém líder, no primeiro cenário, com 32%. Já o deputado Amom registra 21,3% e Menezes vai para 14,2%. Ricardo Nicolau fica com 7,5%; o ex-deputado federal do PT, José Ricardo, foi inserido e registra 6,1%; Carol Braz ficou com 3,4% e Roberto Cidade obteve 3% no levantamento.

Aplicação de intenção de votos em pesquisa eleitoral (Divulgação/TSE)

Indecisos em alta

Apesar da pesquisa indicar os possíveis nomes para disputa do pleito municipal de 2024, o número de eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam, assim como de nulos, brancos e indecisos representa 80,4% do universo coletado pelas entrevistas.

  • 68,9% não sabem ou não responderam ao questionário;
  • 11,5% declararam votos nulos, brancos ou que não sabem em quem votar;
  • Segundo a pesquisa, 0,03% dos entrevistados citaram outros nomes fora do escopo.
A urna eletrônica em teste (Reprodução/TRE-GO)

Metodologia do estudo

O trabalho de levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas pessoais com eleitores, com 16 anos ou mais, durante os dias 4 a 8 de maio de 2023, em Manaus, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma amostra de 710 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o N° 3122/23.

Pesquisa na íntegra:

Desenvolvido por EmbedPress

Levantamento anterior

Em um cenário semelhante, David Almeida marcou 31,9% das intenções de voto no levantamento Perspectiva – Mercado e Opinião, divulgado no 7 de abril deste ano. Em segundo lugar, ficou o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 26,2%. Coronel Menezes (PL), que tentou se eleger senador nas eleições do ano passado, tinha 9,8% das intenções de voto.

Esse levantamento foi a primeira pesquisa eleitoral para o pleito de 2024. Nele, os números se referiam à pesquisa estimulada, quando, aos entrevistados, são apresentadas as opções de escolha. O levantamento ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 28 a 31 de março, em todas as zonas de Manaus: Norte; Leste; Sul; Oeste; Centro-Sul e Centro-Oeste. A margem de erro, segundo a Perspectiva, é de 2,5%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95,5%.

O levantamento da Perspectiva, no mês passado, ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 28 a 31 de março, em todas as zonas de Manaus: Norte; Leste; Sul; Oeste; Centro-Sul; e Centro-Oeste. A margem de erro, segundo a Perspectiva, é de 2,5%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95,5%.

Avaliação administrativa

O Instituto Paraná Pesquisas também avaliou a opinião da população com relação à gestão David Almeida: 80,2% dos 710 entrevistados, presencialmente, consideram a administração de Manaus de regular a ótima, sendo praticamente metade (49,9%) com conceito bom ou ótimo.

No geral, segundo metodologia adotada pelo Instituto, 67,3% aprovam a gestão e 28,6% desaprovam. Entre o público masculino e feminino, o índice de aprovação é semelhante: 69,2% e 65,7%, respectivamente.

David Almeida vai concorrer à reeleição, já que ocupa o cargo de prefeito da capital amazonense desde 2021. Amom Mendel foi o deputado federal mais votado pelo Amazonas nas últimas eleições de 2022. Menezes já ocupou o cargo de superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e concorreu, no ano passado, para o Senado Federal, mas não foi eleito.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.