Em Manaus, desembargador do TJAM, Djalma Martins morre por Covid-19

O decano do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tinha 75 anos e lutava contra complicações causadas pelo novo coronavírus há dois meses (Reprodução/ Internet)

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – O desembargador aposentado, Djalma Martins, faleceu nesta quinta-feira, 1º, após complicações da Covid-19. O decano do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tinha 75 anos de idade e estava aposentado. De acordo com sua assessoria de comunicação, Martins estava internado em São Paulo, onde vinha lutando contra complicações causadas pelo novo coronavírus há dois meses.

Djalma Martins era natural da Boca do Acre (AM), chegou a atuar como promotor e procurador de Justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Ingressou na magistratura em 29 de junho de 1989, assumindo vaga destinada ao Ministério Público pela chamada regra do quinto constitucional, prevista no artigo 94 da Constituição da República de 1988.

A aposentadoria do decano veio no início deste ano, por chegar ao limite da idade para ocupar a Corte. Antes, em 2018, ele chegou a ocupar o cargo de corregedor do tribunal.

PUBLICIDADE

Aposentadoria

Djalma Martins era decano do TJAM, órgão que presidiu de 2000 a 2002; atualmente compunha a 2.ª Câmara Criminal, além das Câmaras Reunidas e Tribunal Pleno. Ao completar 75 anos, atingiu o limite de idade para atuação no serviço público, a chamada aposentadoria compulsória.

Perda no TRE

No dia 14 de fevereiro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Aristóteles Thury, morreu aos 71 anos, em decorrência do novo coronavírus. O desembargador lutava contra a Covid-19 desde o começo de janeiro deste ano e estava internado no Hospital Oswald Cruz, em São Paulo.

Veja também: Presidente do TRE-AM é internado com Covid-19, em Manaus, e pode ser transferido para SP

Presidente da Corte Eleitoral desde maio de 2020, quando foi empossado para o biênio 2020/2022, o desembargador foi entubado na semana passada após ter o quadro de saúde agravado, mas não resistiu às complicações causadas pelo vírus.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.