Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O empresário português Zeferino Ferreira da Costa recebeu, da Universidade Nilton Lins, nessa segunda-feira, 30, em Manaus, o título de Doutor Honoris Causa, por conta do pioneirismo em promover o intercâmbio internacional em educação e esporte, ao estreitar laços com universidades do Brasil e de Portugal. A cerimônia foi realizada na sede da universidade, na Avenida Professor Nilton Lins, no conjunto Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul.

A solenidade contou com a presença de professores, empresários e familiares de Zeferino. Além de apoiar a educação e o esporte, o português foi um grande incentivador de iniciativas que garantam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da Amazônia, disponibilizando as instalações em Pernambuco e Portugal do Instituto Pernambuco-Porto, criado por ele, para possibilitar a discussão sobre a região.

Zeferino Ferreira da Costa, ao lado da reitora Gisélle Lins Maranhão. (Jussara Amorim/Universidade Nilton Lins)

Para a reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins Maranhão, foi por causa de Zeferino que muitos jovens brasileiros puderam fazer mestrado e doutorado em universidades portuguesas, assim como os lusitanos que fizeram o mesmo em terras brasileiras. Ela lembra que o empresário também incentivou intercâmbios entre clubes desportivos do Norte de Portugal e do Nordeste do Brasil, patrocinados por ele.

Zeferino

Natural de Portugal, Zeferino Ferreira da Costa chegou ao Brasil em 1941 e foi morar em Pernambuco, onde se consolidou como empresário da construção civil. Na região, o português expandiu o próprio negócio para outras cidades do Nordeste e do Norte do País e viu potencial em investir na educação e no esporte.

Evento foi realizado no auditório Nina Lins. (Jussara Amorim/Universidade Nilton Lins)

Com isso, o empresário passou a estreitar relações entre a Universidade do Porto, reconhecida como uma das melhores da Europa, e instituições de ensino brasileiras, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e outras do Nordeste e do Norte do Brasil, com o objetivo de promover o intercâmbio internacional entre jovens estudantes.

Honoris Causa

O título honorífico de Doutor Honoris Causa vem do latim e significa “por causa de honra”, concedido a personalidades de projeção nacional ou internacional que tenham contribuído para o progresso das Ciências, Letras, Artes ou Cultura em geral.

A honraria é concedida àqueles que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade ou o País. O homenageado pode ser indicado por iniciativa do reitor ou das coordenadoras dos centros de ensino.