Em Manaus, governador Wilson Lima inaugura unidade do Caic+ no bairro Novo Israel

Diovana Rodrigues, com colaboração de Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — Nesta segunda-feira, 25, foi entregue pelo governador Wilson Lima o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dra. Maria Helena Freitas de Goes, no bairro Novo Israel, localizado na zona Norte de Manaus. A iniciativa é decorrente das ações realizadas pelo projeto “Criança Amazonas”, do programa Saúde Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

A manutenção dos dados no Sistema Único de Saúde (SUS) por pais e responsáveis legais é essencial para a atualização do status de procedimento, consulta ou exame. “Hoje é um dia muito importante para a Saúde. Estamos entregando o nosso terceiro Caic nesse novo conceito de Caic+. Reinauguramos o primeiro lá na Zona Leste, ao lado da Maternidade Ana Braga, [depois] estivemos recentemente lá no bairro Compensa e, hoje, estamos aqui, no bairro Novo Israel”, frisa Wilson Lima sobre as três unidades do projeto, que passaram por um processo recente de revitalização.

Unidade do Caic+ no bairro Novo Israel (Tácio Melo)

“Antigamente, os Caics funcionavam somente com pediatria, agora temos subespecialidades em todos os Caics+: nutrologia, infectologia, neurologia, psiquiatria. Isso é muito importante para a comunidade. Tanto as crianças quanto os adolescentes conseguem ter o atendimento completo aqui no Caic+, bem perto de casa”, afirma Anoar Samad, novo secretário estadual de Saúde, sobre as novas especialidades médicas adicionadas pelo projeto, agendadas via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a partir de critérios de prioridade e gravidade.

Outra novidade é o atendimento em telemedicina nas especialidades de Neuropediatria e Psiquiatria Pediátrica, pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE), de São Paulo, por meio da implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). “Então, tem algumas especialidades de alta complexidade, que nem sempre a gente tem profissionais disponíveis aqui [no Estado]. Vão atender direto de SP as crianças que moram aqui, no bairro Novo Israel. Fazer saúde no Estado do Amazonas não é fácil, há uma dificuldade muito grande, como a de mão de obra. Conseguir que especialistas estejam no interior, esse é o nosso grande desafio, montar as UTIs“, afirma o governador do Estado.

Para a entrega do Caic+ foram utilizados os recursos do FPS, no valor de R$ 633.196,31. A nova unidade conta ainda com serviços de apoio diagnóstico em neurologia e cardiologia, triagem neonatal, odontologia, apoio terapêutico em psicologia, enfermagem e farmácia. “Até 17 anos e 11 meses e 29 dias. Então, assim, havia antes um vácuo para saber quem atendia a partir dos 12 anos de idade. Essas unidades dos Caics+ podem fazer esse atendimento”, relata o governador sobre a ampliação da nova faixa etária de consultas.

Segundo dados divulgados pela assessoria, os atendimentos no Caic+ Ana Braga passaram de 803, em 2021, para 2.218, com a restauração, em janeiro de 2022, correspondendo um aumento de 170%. O Caic+ Alberto Carreira vai atender a demanda de cerca de 90 mil pessoas, residentes na Compensa, zona oeste da capital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO