Em Manaus, idosos com condições especiais começam a ser vacinados nesta sexta-feira, 5

A campanha de vacinação em Manaus acontece em profissionais da saúde e idosos acima dos 70 anos (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A vacinação em idosos com idade entre 70 a 74 anos em condições especiais inicia nesta sexta-feira, 5, em Manaus, e deve ocorrer nos seis pontos de atendimento distribuídos na cidade. Com concentração nas Zonas Norte, Oeste, Leste e Sul da capital amazonense, o atendimento será feito em sistema drive-thru e ponto fixo.

Os locais para se vacinar estão localizados no Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM (Zona Norte); Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Zona Oeste); Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste); Balneário do Sesc na zona Oeste; shopping Phelippe Daou (Zona Norte); e Centro Cultural dos Povos da Amazônia (bola da Suframa), na Zona Sul.

PUBLICIDADE

Os pontos funcionam de segunda a segunda, no horário de 9h às 16h. Segundo a Prefeitura de Manaus, não é mais necessário seguir o cronograma de dias vinculados aos meses de aniversário da pessoa idosa.

Calendário da primeira semana de vacinação contra a Covid-19 em Manaus (Guilherme Oliveira/ Revista Cenarium)

Quem pode ser vacinado?

Esta etapa para imunização será para os idosos que tiveram 70 anos completos ou mais e que atenderem a um dos critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021 (FVS-AM): ser portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (com dependência de insulina), ter obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ser transplantado ou imunossuprimido.

É necessário a apresentação de um documento comprobatório no posto de vacinação, juntamente com um documento de identidade original com foto e CPF.

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começou no dia 1º de fevereiro. O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.