Em Manaus, Janja vai reunir propostas de ciência e tecnologia para COP30 no Pará
Por: Lucas Thiago
17 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, estará em Manaus nos dias 19 e 20 de agosto para participar do Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com objetivo de discutir ações estratégicas para a preservação da Amazônia e enviar as propostas à COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
O evento promovido pelo Conselho do Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão) reunirá mais de 200 pesquisadores de diversas instituições da região. Durante o encontro, será apresentado um documento com propostas de mais de 40 instituições científicas, voltadas à Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima (2025–2035).
O anúncio foi reforçado neste sábado, 16, pela amazonense e Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Anne afrima que Janja vai participar do evento para “ouvir as mulheres amazônidas, movimentos sociais e a comunidade científica” sobre os desafios e soluções para a preservação da Amazônia.
“Esse diálogo contribuirá para que nossas vozes locais cheguem à COP30 em Belém, fortalecendo políticas públicas em todo o Brasil. Vamos aproveitar essa oportunidade única para mostrar nossas experiências, ideias, iniciativas e receber muito bem essa companheira Janja, que é parceira e amiga da Amazônia”, disse Moura em seu vídeo.
Veja o vídeo da secretária Nacional de Mulheres do PT:
Também participa do encontro o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 no Brasil. Entre os temas debatidos estão a transição energética, a gestão sustentável de recursos naturais e práticas agrícolas de baixo impacto ambiental.
A visita da primeira-dama reforça o compromisso do governo federal com a pauta ambiental e destaca a importância da Amazônia nas discussões climáticas internacionais.
Segundo informações de militantes do PT Amazonas, a primeira-dama deve aproveitar a passagem por Manaus para se reunir com lideranças religiosas femininas e ouvir reivindicações, assim como tratar de políticas públicas voltadas ao segmento.