Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de setembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – Com pedido de voto impresso, apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) foram às ruas da capital amazonense na tarde deste domingo, 1º. A estimativa para o evento era de aguardar o trânsito entre seis a 10 mil veículos presentes, saindo da avenida das Torres, zona Centro-Sul para seguir até a orla da Ponta Negra, localizada na zona Oeste da capital.

Segundo o representante do movimento em Manaus, coronel Alfredo Menezes, a manifestação pede somente pelo voto impresso e auditável e não a mudança do voto eletrônico. “A contagem eletrônica continua igual, o que nós queremos é que do lado do voto eletrônico que seja colocado uma urna e uma impressora, essa é a proposta do governo federal, para que o eleitor tenha a certeza e a transparência de que aquele candidato que ele voltou esteja lá e seja computado o voto dele”, explicou.

De acordo com o presidente do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke, as manifestações  acontecem de forma nacional pela contagem pública dos votos. “Tem muita gente falando que o presidente disse que não tem como comprovar fraude, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) também não tem como comprovar que não houve falha, então, o que nós queremos é uma clareza nos fatos”, esclareceu.

Sérgio prosseguiu afirmando que isso só será possível com os votos impressos. “Você vai votar na urna, vai sair um comprovante e vai confirmar se o número que você digitou lá aparece no papel e confirmando aquele papel cai dentro da urna”, destacou.

Presidente do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke (Victória Sales/Cenarium)

A mobilização aconteceu após a live de Bolsonaro, da última quinta-feira, 29, na qual o presidente afirmou que iria comprovar que existia fraude no sistema eleitoral brasileiro, nas eleições de 2014. Na live, Bolsonaro mostrou vídeos da internet com teorias que desmentiram a fala do presidente, e sem possíveis fraudes nas eleições.

Motociata

No interior do Amazonas, com a organização do movimento Direita Amazonas e com a organização do coronel Menezes, apoiadores do presidente da República organizaram uma motociata em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), nesse sábado, 31, e que ocuparam as ruas do município com pedidos de voto impresso e gritos de “mito”.