Em Manaus, Museu da Amazônia reabre exposição com mais de dez espécies de serpentes vivas


01 de agosto de 2022
Em Manaus, Museu da Amazônia reabre exposição com mais de dez espécies de serpentes vivas
A Casa das Serpentes conta com três grandes famílias de animais (Reprodução)
Com informações da assessoria

MANAUS – Após período de manutenção, a exposição que reúne mais de dez espécies de serpentes vivas reabre para visitação geral na sexta-feira, 5, a partir das 8h30. A Casa das Serpentes conta com três grandes famílias de animais: a família Viperidae possui grande importância médica e farmacológica devido aos estudos e aplicações do potente veneno de espécies como a jararaca-do-norte (Bothrops atrox).

A família Boidae é constituída por espécies não peçonhentas que impressionam pelo tamanho — no recinto externo há uma jiboia viva (uma Boa constrictor de 2,5 metros de comprimento!) que pode ser vista de perto. Um esqueleto de sucuri (Eunectes murinus) foi reconstruído e é utilizado no
trabalho de educação ambiental para preservação da espécie. Da mesma família de serpentes, a suaçuboia (Corallus hortulana) da casa deu origem a quatro filhotes e podem ter seu crescimento acompanhado nos terrários da exposição.

A espécie Papa-pinto (Spilatos sulphureus) pertence à família Colubridae: uma cobra-verde com comportamento diurno, que costuma receber os visitantes com olhos e postura atentos. Os animais residem em cativeiro, e além do trabalho de educação ambiental, a finalidade de mantê-los contidos é a observação de comportamento e desenvolvimento dos animais — tarefa difícil de desempenhar em seu habitat natural.

Alimentação, acasalamento e predação são alguns comportamentos que podem ser analisados por especialistas, além da coleta de parasitas para observação e pesquisa. Visitantes também podem se deparar com as serpentes trocando de pele, bebendo água, dormindo, ou ativas durante o dia.

Visitas

O Musa recebe visitantes, diariamente, com exceção das quartas-feiras. Para visitar, a pessoa pode optar entre visita com guia (conta com um monitor para conduzir o grupo entre trilhas e exposições), e visita sem guia (a Casa das Serpentes está com a equipe preparada para tirar todas as dúvidas dos mais curiosos e apresentar a exposição).

Ambas atividades contam com meia entrada para manauaras, moradores de Manaus, estudantes, professores, idosos acima de 60 anos, acompanhantes de PcD, bombeiros, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e policiais civis e militares. Crianças até 5 anos e PcD não pagam.

A visita guiada está no valor de R$ 50 a entrada inteira por pessoa, sendo obrigatório o agendamento pelo e-mail agendamento@museudaamazonia.org.br ou pelo telefone (92) 99280-
4205. Já a visita sem guia está no valor de R$ 30 a entrada inteira e não é necessário realizar o agendamento.

O Musa está localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Zona Norte de Manaus. E outras serpentes habitam as trilhas e podem até mesmo serem avistadas em um passeio. Para tanto, é obrigatório o uso de sapato fechado para a entrada.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.