Em Manaus, operação da Polícia Federal investiga incêndio criminoso no Inpa
Por: Ana Pastana*
20 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã dessa quinta-feira, 20, a “Operação Escudo Verde” para combater os crimes de incêndio florestal e degradação do Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Aleixo, Zona Leste de Manaus. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
As investigações iniciaram após circulação de um vídeo, por meio da imprensa e redes sociais, no qual um homem é flagrado ateando fogo ao muro do Bosque da Ciência. O fato aconteceu no dia 9 de setembro de 2024. As imagens foram capturadas por câmeras de segurança do Inpa.

As imagens mostram um homem de camisa branca, bermuda e chapéu caminhando próximo à área de vegetação do Inpa. O homem, que não teve a identidade revelada, coloca a mão no bolso e retira um objeto não identificado. Em seguida, ele aguarda alguns veículos passarem pelo local e atravessa a rua em direção à vegetação.
Segundo os registros do monitoramento, por volta de 13h45, o homem ateia fogo na área de vegetação externa do instituto. Um minuto depois, é possível notar as chamas se alastrando pelo local.
Esse não foi o primeiro registro de incêndio criminoso em áreas de vegetação no entorno do bosque. No dia 4 de setembro, um incêndio também foi registrado nas dependências do instituto que teve inicio na parte externa do local e se alastrou para a parte interna.
O envolvido poderá responder pelo crime de provocação de incêndio em floresta ou outras formas de vegetação e degradar floresta.