Em Manaus, seminário aborda a sustentabilidade e celebra 26 anos


Por: Ana Pastana

25 de novembro de 2024
Em Manaus, seminário aborda a sustentabilidade e celebra 26 anos
(da esq. para dir.) O prof° Dr. Caio Augusto Solto, a profª Dra. Iraildes Caldas, o reitor da UFAM, Sylvio Puga, o cônsul da França, Dominic Chevé e a pró-reitor da UFAM, Adriana Malheiro (Luiz André/Revista Cenarium)

MANAUS (AM) – O Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) iniciou, nesta segunda-feira, 25, o VI Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Amazônia (SisCultura) que acontece na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) até a próxima quinta-feira, 28. Essa edição aborda os temas “Território, Gênero e Sustentabilidade”, e comemora o aniversário de 26 anos do programa interdisciplinar na universidade.

A abertura do evento contou com a participação do reitor da UFAM, Sylvio Puga; a Coordenadora do escritório do programa das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento no Brasil da região norte, Cassia Fernandes; o cônsul da França no Amazonas, Dominic Chevé; a pró-reitora da Universidade Federal do Amazonas, Adriana Malheiro; a diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da UFAM, a profª Dra. Iraildes Caldas Torres; o coordenador de pós-graduação do curso de Sociedade e Cultura na Amazônia, o prof° Dr. Caio Solto e o representante do Superior Tribunal de Justiça da Espanha, Luiz Antelo;

Neste ano, o seminário aborda temas que refletem questões que afetam diretamente a Amazônia como disputa por territórios, gênero e a busca por desenvolvimento sustentável. O evento tem duração de quatro dias e os interessados podem acompanhar as palestras de forma presencial no site e de forma online, pelo canal do Youtube do programa.

Além dos debates, a data também celebra os 26 anos do programa na universidade. De acordo com a professora Dra. Iraildes Caldas Torres, o curso de Sociedade e Cultura é um programa de vanguarda. “26 anos de um programa interdisciplinar que é um marco no Brasil porque é o primeiro programa registrado na CAPS – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – em 1998. O Sociedade e Cultura é um programa de vanguarda desta universidade, um dos programas mais antigos, se não, o mais antigo. Por tanto, celebrar mais de duas décadas deste programa é celebrar uma Amazônia viva, uma Amazônia dos estudos, das pesquisas”, disse.

A professora Dra. Iraildes Caldas Torres (Luiz André/Revista Cenarium)

Sobre o tema do 6° encontro, a profª Dra. reforça o peso da temática que reflete também para a COP30, que acontece em 2025, no Estado do Pará. “O tema do congresso é um tema muito forte porque ele remete para a COP30. Então gênero e território são dois grandes conceitos que se interrelacionam. Então nós temos uma crise que se estabelece que não é só climática, é uma crise amazônica. O Sociedade e Cultura estar refletindo esse embate que acaba sendo uma crise dentro deste binômio território, gênero e sustentabilidade”, declarou.

O jornalista, Walison Teixeira, reforçou a importância da temática para os dias atuais e explicou o interesse pelo evento. “Um dos interesses é abrir e expandir meus conhecimentos com relação ao assuntos da Amazônia porque isso é muito importante. Por exemplo, nós tivemos esse período de seca e com esse isolamento das pessoas, das comunidades ribeirinhas, fica difícil as vezes de chegar até eles”, disse.

O jornalista, Walison Teixeira (Luiz André/Revista Cenarium)
Programação

Além dos seminários, o público pode contar com minicursos, grupos de trabalhos (GTs), exposição de banners e coffee break que serão ofertados nos quatro dias de evento. Nessa terça-feira, 26, a programação inicia às 8h e se estende até às 19h.

Veja a programação completa:

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.