Em Manaus, torcedor é flagrado com tatuagem nazista em partida de futebol; clube repudia e procura autor

Caso aconteceu durante uma partida de futebol entre São Raimundo (AM) e São Raimundo (RR), em Manaus (Reprodução)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Um homem com a tatuagem de um símbolo nazista nas costas foi flagrado na tarde desse domingo, 17, durante uma partida de futebol entre São Raimundo (AM) e São Raimundo (RR), pelo Campeonato Brasileiro Série D. O episódio aconteceu na arquibancada do estádio Ismael Benigno, em Manaus, quando o torcedor da equipe amazonense foi flagrado com a imagem de uma águia de pé, em cima de uma grinalda de folhas. A diretoria do clube e representantes dos Direitos Humanos do Amazonas repudiaram o caso.

“O São Raimundo Esporte Clube vem a público repudiar a atitude deste indivíduo em que nada representa a história do clube do povo. O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial”, escreveu o São Raimundo (AM), em nota oficial publicada nas redes sociais.

Segundo o clube, uma vez identificado, o torcedor não mais irá entrar nas dependências do estádio amazonense em dias de jogos do Tufão. Além disso, o São Raimundo informou que encaminhará, formalmente, uma denúncia aos órgãos criminais para que haja a devida investigação e persecução penal contra o homem.

PUBLICIDADE

O vereador e diretor de futebol do São Raimundo (AM), Rodrigo Guedes, afirmou que irá, pessoalmente, denunciar o episódio e pedir investigação criminal sobre o caso. Nas redes sociais, o político escreveu que o torcedor “não ficará sem a devida persecução penal”, que trata sobre a perseguição/procura ao infrator. Guedes também criticou quem defende o símbolo nazista.

“Pessoalmente denunciarei e pedirei investigação criminal sobre o caso. Não ficará sem a devida persecução penal”, publicou Guedes, no Twitter. “Obviamente que não demoraria para aparecer as passadas de pano: ‘acho que ele nem sabe que é o simbolo nazista’. Ah Sim, com certeza porque essa águia com todos detalhes nazistas é vista no ônibus, no metrô, nos órgãos públicos, na figurinha do pókemon, né?! Tudo uma grande coincidência”, continuou o vereador, na rede social.

O militante da causa racial, dos direitos humanos e presidente do Instituto Nacional Afro Origem (Inaô), Christian Rocha, afirmou à CENARIUM que não vai aceitar o episódio e que está com uma equipe jurídica para pedir investigação do caso. Para Rocha, o torcedor é um infrator, além de ser um potencial e propenso criminoso

“O que me preocupa é as autoridades acharem isso natural. Não é porque o racismo se naturalizou que a gente vai achar isso normal e, particularmente, não vou aceitar. Estou acionando o meu corpo jurídico para poder entrar em contato com a delegacia especializada em crimes de racismo para poder apurar essa situação. Para mim, esse cidadão, além de ser um infrator e estar cometendo um crime, além de ser um potencial e propenso criminoso”, disse Christian Rocha.

O símbolo nas costas do torcedor

O símbolo tatuado nas costas do torcedor do São Raimundo (AM) é de uma águia que está em pé em cima de uma grinalda de folhas de carvalho. Apesar da suástica não aparecer, a imagem é considerada nazista. Isso porque a águia foi usada pelo Partido Nazista Alemão durante a Segunda Guerra Mundial por representar poder, força, vitória e autoridade, cujas características são exaltadas pela ideologia de superioridade nazista.

No Brasil, fazer apologia ao nazismo é crime, com pena de reclusão, e se enquadra na Lei 7.716/1989, que diz ser proibido “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Nesses casos, o autor pode sofrer reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em meios de comunicação social ou  publicação de qualquer natureza.

Além disso, segundo a mesma lei, é proibido “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.