Em meio à pandemia, prefeitura reforça serviços do SOS Funeral em Manaus

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o aumento da demanda de sepultamentos em Manaus, devido à pandemia do novo Coronavírus, os serviços do SOS Funeral ganharam reforço da equipe da Prefeitura de Manaus. Até o momento, foram registrados na capital 233 óbitos pela doença. O estoque de urnas funerárias também foi abastecido.

Segundo nota enviada pela Prefeitura, os serviços do SOS Funeral estão sendo conduzidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Com isso, o município tranquiliza a população quanto aos boatos da não capacidade de atendimento na atual situação de pandemia da Covid-19”, diz trecho da nota.

Os serviços do SOS Funeral são destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ainda segundo a prefeitura, um contêiner funciona como um escritório do serviço do SOS Funeral para administração de corpos que chegam no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste. A estrutura foi cedida pela empresa Nasser Engenharia à prefeitura por tempo indeterminado e sem custos ao erário público.

“Outras duas câmaras frigoríficas também foram instaladas no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, para dar mais agilidade no atendimento do serviço, hoje o único disponível para população mais vulnerável de forma gratuita, para realizar o enterro das pessoas que não têm condições para arcar com as custas do sepultamento”, informa a prefeitura.

As câmaras estão sendo utilizadas para o armazenamento dos caixões, enquanto os familiares aguardam o momento do enterro, sem a necessidade do veículo do SOS Funeral ficar aguardando a liberação, já podendo retornar à base para novo chamado.

Casos

Em todo o Amazonas, foram registrados 287 óbitos até esse sábado, 25. O estado totaliza 3.635 casos do novo Coronavírus, sendo 2.678 de Manaus (73,6%) e 957 do interior (26,3%), distribuído em 42 municípios.

Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO