Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – As atividades na Câmara Municipal de Manaus (CMM) começaram há menos de três meses, mas já têm servidores da instituição ‘curtindo’ férias. A REVISTA CENARIUM apurou nesta terça-feira, 9, que a chefe de gabinete do vereador David Reis (Avante), Suzie Bezerra, está no litoral nordestino, enquanto os trabalhos na Casa continuam normalmente.

Suzie de Andrade Bezerra foi nomeada em cargo comissionado como “Chefe de Gabinete da Presidência” no dia 1º de janeiro de 2020, data que marcou o início dos trabalhos dos vereadores eleitos para o quadriênio 2021-2024 em que inclusive David Reis tomou posse.

Nomeação da servidora no Diário Oficial de Manaus (Reprodução/Internet)

Com pouco tempo de trabalho desde a nomeação no Diário Oficial de Manaus (DOM), a servidora aparece em um momento de lazer na publicação do Instagram nessa segunda-feira, 8. Na imagem é possível ver que Suzie está ao lado de Raphael Andrade, no Beach Club, na praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, Alagoas.

Suzie Bezerra foi marcada em um publicação no Instagram (Reprodução/Instagram)

De biquíni, olhos escuros, chapéu e segurando um drink, a legenda da foto ressalta que “nem toda segunda-feira é chata”. A servidora obteve remuneração líquida de R$ 13.501,48 ainda no mês de fevereiro deste ano, de acordo com o Portal da Transparência da CMM.

Remuneração líquida da servidora consta no Portal da Transparência da CMM (Reprodução/Portal da Transparência)

Licenças

De acordo com o novo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Manaus, alterado em 2017 e divulgado no site da Secretária Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), os servidores só têm direito à licença nos casos citados pelo artigo 103:

I – para tratamento de saúde;
II – por acidente em serviço;
III – por motivo de doença em pessoa da família;
IV – à maternidade, ao adotante e à paternidade;
V – para prestação de serviço militar obrigatório;
VI – para acompanhar o cônjuge ou companheiro;
VII – para concorrer a mandato público eletivo;
VIII – para o exercício de mandato público eletivo;
IX – para capacitação;
X – para tratar de interesse particular;
XI – para desempenho de mandato classista;
XII – prêmio

No entanto, a chefe de gabinete de David Reis aparenta não estar enquadrada nas disposições do Estatuto dos servidores. De acordo com o texto, a infringência implica perda da remuneração e sujeitará o servidor à demissão, se a ausência exceder a trinta dias, por abandono de cargo, com base em resultado apurado em processo administrativo disciplinar.

Expediente na CMM

Enquanto Suzie está no Nordeste, as atividades na Câmara Municipal de Manaus não pararam. Também nessa segunda, o início da sessão plenária foi marcado por várias homenagens celebrando o Dia Internacional da Mulher. O próprio vereador David Reis cumpriu expediente e esteve presente no local.

Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus nessa segunda-feira, 8 (Reprodução/CMM)

Amigos nas redes

Durante a apuração, a REVISTA CENARIUM constatou a amizade de David Reis e de Susie Bezerra nas redes sociais. A chefe de gabinete se identifica como “Susie” nas suas contas e segue o vereador no Facebook e Instagram.

“Susie” segue as contas de David Reis nas redes sociais (Reprodução/Instagram e Facebook)

A reportagem encaminhou pedidos de esclarecimentos sobre as férias da servidora à CMM, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve resposta. A reportagem também entrou em contato com a servidora, mas não obteve resposta.