Em posse, nova reitora da Ufam defende inclusão e protagonismo amazônico
Por: Lucas Thiago
04 de julho de 2025
MANAUS (AM) – A nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, defendeu, na noite desta sexta-feira, 4, a inclusão e o protagonismo amazônico com pesquisas e ensino. A declaração da professora, que possui doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ocorreu durante a cerimônia de posse para a gestão 2025-2029, realizada no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário. O evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
“Nossa universidade precisa voltar a ser protagonista nas pesquisas relacionadas à Amazônia. [Mas] Para isso, precisamos de mais infraestrutura, melhorar laboratórios, conseguir recursos para fazer pesquisas, contratar mais professores e mais técnicos. A gente pretende dar esse caráter mais amazônico para a nossa instituição e fazer com que ela seja mais inclusiva, que nós tenhamos mais indígenas, mais pessoas negras, que a gente consiga ampliar nossa assistência estudantil para diminuir a evasão dos nossos estudantes. Esses são os nossos grandes desafios“, declarou a reitora.
Segunda mulher a assumir a reitoria na história da Universidade, Lauschner escolheu um ritual indígena de purificação para o cortejo cerimonial da nova gestão, reforçando o compromisso da Ufam com a Amazônia. Durante o evento, a professora também usou um traje confeccionado pelo estilista indígena Sioduhi, referência na moda indígena contemporânea e criador da marca Sioduhi Studio.
“A gente, como universidade da Amazônia, do Amazonas, do Estado mais indígena, onde vamos ter um campus na cidade mais indígena do Estado, que é São Gabriel da Cachoeira, não podemos fazer de conta que não temos os indígenas, que são tão importantes na nossa universidade. Então, nós temos que dar cada vez mais importância, não só na minha indumentária, mas também no ritual indígena para essa posse”, disse a doutora. Veja o vídeo:
Além da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ricardo Magnus, esteve presente no evento para prestigiar a posse de Tanara. Autoridades estaduais também participaram da cerimônia, ocorrida na capital do Amazonas.
Tanara Lauschner foi escolhida a nova reitora da universidade após vencer o segundo turno da consulta acadêmica da instituição, em 14 de abril deste ano. Ela concorreu pela chapa “Mudança!”, ao lado do professor Geone Maia Corrêa, eleito vice-reitor, e obteve 53,56% dos votos.
A nomeação da nova titular da reitoria da universidade foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira, 2. O decreto com a nomeação foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tanara sucede o professor Sylvio Puga, que esteve à frente da instituição por oito anos.
Trajetória
Tanara Lauschner é engenheira eletricista formada pela Ufam (1998), possui mestrado em Ciência da Computação pela UFMG (2002) e doutorado em Informática pela PUC-Rio (2010). É professora do Instituto de Computação da Ufam desde 2002 e tem uma longa trajetória de liderança acadêmica e administrativa. Foi diretora do Instituto entre 2017 e 2021 e atuou como pró-reitora de Inovação Tecnológica da universidade.