Em reunião com secretários de Segurança, General Mansur defende investimentos para ações em fronteiras do AM
27 de janeiro de 2023

Da Revista Cenarium
BRASÍLIA – O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, participou, nesta quinta-feira, 26, da primeira reunião de 2023 com os secretários de Segurança Pública de todo o País. O encontro foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O ministro da Justiça, Flávio Dino, participou da abertura e do encerramento da reunião. O secretário da SSP-AM avaliou que a primeira reunião foi uma oportunidade para receber as orientações das Diretorias da Senasp, bem como apresentar as demandas dos Estados.
“A presença do ministro da Justiça e Segurança Pública demonstrou a importância que o MJSP deu a essa reunião de trabalho” destacou o secretário.
Durante a atividade, houve a apresentação do Fundo Nacional de Segurança Pública, destinado a apoiar projetos de segurança e prevenção à violência.
Trabalho integrado
Entre os temas debatidos, os secretários discutiram políticas de combate às drogas, com o intuito de fortalecer repasses, além das doações de equipamentos e materiais por meio de emendas parlamentares. Eles ressaltaram ainda a importância do trabalho integrado com os Estados.

A retomada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) também foi debatida durante o encontro. O foco do programa são as ações de prevenção e controle da criminalidade, com atuações nas raízes socioculturais, aliando políticas sociais com a integração entre União, estados e municípios.
O secretário do Segurança do Amazonas, General Mansur, aproveitou o encontro para mostrar a importância da manutenção do Programa Guardiões da Fronteira, que disponibiliza diárias para que policiais do Estado possam atuar nos municípios localizados próximos à fronteira. O titular solicitou também a ampliação dessa parceria, com aumento no repasse de diárias para atender um efetivo maior.
Mansur propôs parcerias para viabilizar o repasse de recursos para compra de armamento pesado ao combate de narcotraficantes na fronteira e calhas dos rios, além de operações conjuntas com a PF e com Forças de Segurança de estados vizinhos.