Em Rondônia, escola tem aulas suspensas após ameaças de ataque armado
05 de abril de 2022

Iury Lima – Da Revista Cenarium
VILHENA (RO) – Ameaças de ataque armado, feitas por um perfil no Twitter desde o dia 28 de março, levaram a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-RO) a suspender as aulas em uma das mais antigas escolas de Porto Velho, o Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em atividade há mais de 70 anos.
Por meio de nota enviada à REVISTA CENARIUM, o governo de Rondônia, por meio da Seduc, esclarece que já tomou ciência da situação e agiu com providências para assegurar a integridade física dos alunos e servidores. As atividades foram suspensas nesta terça-feira, 5, dia em que, segundo o perfil, que publica fotos de armas de fogo e ameaças contra alunos e professores, indicou como data para executar “uma surpresinha” na unidade escolar.
“A Seduc acionou a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e ambas estão tomando as diligências necessárias para garantir a segurança e integridade física da comunidade escolar. Segundo a direção da Escola, assim que tomou conhecimento das ameaças virtuais feitas através do perfil, no Twitter, nessa segunda-feira, 4, registrou ocorrência e comunicou o 1°Batalhão da Polícia Militar, que irá reforçar a segurança policial”, comunicou o governo estadual.

“Espero levar milhares de pessoas comigo para o inferno”, escreveu o autor do perfil em uma das postagens, indicando a possibilidade de cometer suicídio após realizar o suposto massacre.
Polícia Civil investiga
Além do reforço militar para a escola, a Polícia Civil da capital rondoniense assumiu as investigações, mas ainda não se sabe quem estaria por trás da conta na rede social.

“Logo essa conta vai cair que nem a outra e, quando acontecer, vou partir para o plano 2; envolve minhas belezinhas sendo usadas”, afirmou o perfil que revelou, anteriormente, que as armas de fogo são do pai e que ele o deixa “limpá-las”. Como previsto pelo usuário, o perfil não está mais disponível.
Apesar do patrulhamento, a direção do Instituto Carmela Dutra e a Seduc-RO ainda não informaram se a suspensão das atividades escolares será mantida no decorrer da semana.