Opy Health assume gestão de dois ativos com mais de 1 mil leitos em operação

Nessa esteira, os resultados da atuação da Opy Health mostram, ainda, como uma PPP pode ser interessante para alavancar benefícios longevos à sociedade (Reprodução/Assessoria)

Com informações da assessoria

MANAUS – Próximo a completar um ano de operação, a Opy Health, empresa brasileira focada na gestão de infraestrutura hospitalar que visa elevar a disponibilidade, qualidade e eficiência no atendimento de saúde à sociedade, apresenta resultados operacionais significativos, que mostram como seu modelo de negócio vem trazendo importantes contribuições para o setor de saúde.

A Opy Health adota como modelo de negócio a gestão de ativos de infraestrutura hospitalar, tanto privados, por meio de contratos de parceria de longo prazo, quanto públicos, via contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo adquirido, no ano de 2020, a concessão administrativa do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, e do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus.

PUBLICIDADE

Nessa esteira, os resultados da atuação da Opy Health mostram, ainda, como uma PPP pode ser interessante para alavancar benefícios longevos à sociedade. Tendo iniciado oficialmente suas operações em fevereiro de 2020, a Opy Health otimizou a operação dos hospitais onde atua, com expressivo aumento da eficiência operacional e, ainda, melhorando a qualidade na prestação dos serviços.

Quando a Opy Health iniciou suas operações, o País começava a enfrentar a pandemia do coronavírus. Este cenário colocou a infraestrutura para o setor de saúde em xeque e abriu espaço para a retomada de uma importante discussão: como os entes privados podem estar inseridos neste setor e empregar modelos de negócio voltados a alavancar a infraestrutura e melhorar a qualidade na prestação de serviços para a saúde pública.

As PPPs não podem e não devem ser confundidas com privatização da saúde. Devem ser vistas como meios para o estabelecimento de parcerias longevas, onde cada ente participante contribui com a sua expertise e cujo resultado é a otimização de serviços e processos e, consequentemente, melhoria da saúde para a população.

Com menos de um ano de operação, OZN Health comemora bons resultados do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz

A Opy Health, por meio de sua concessionária OZN Health, apresentou resultados significativos na gestão do Hospital Delphina Aziz, em Manaus. Desde abril de 2020, quando o Governo do Estado do Amazonas definiu o Delphina Aziz como referência ao combate à Covid-19, a OZN Health promoveu de forma célere ampliações consecutivas em sua estrutura hospitalar, chegando a um acréscimo de 260% da quantidade de leitos de UTI originalmente contratados (de 50 para 180 Leitos de UTI).

Desde maio de 2020, quando a Opy Health assumiu a concessão, ações e estratégias foram rapidamente implementadas para permitir a melhor utilização do Hospital Delphina Aziz. A OZN Health expandiu a operação do hospital em andares antes inativos, saindo de 202 para 471 leitos operacionais, passando de 50% para 100% da disponibilidade de leitos. Inaugurou, ainda, setores assistenciais para melhor atender à população, como, por exemplo, setor de fisioterapia, hospital-dia e ambulatório.

Visando o aumento da eficácia e profissionalização do time, a OZN Health reestruturou a área de Operação e Manutenção, trazendo as melhores práticas e conceitos de gestão do mercado, além de implantar uma ampla e moderna sala dedicada ao Centro de Controle e Operações (CCO), reunindo em um mesmo ambiente todos os sistemas supervisórios e equipes envolvidas no processo de monitoramento e segurança.

Não esquecendo de suas raízes e princípios de fazer o melhor de uma forma diferente para a população Manauara, diversos projetos humanizados foram colocados em prática no Hospital Delphina Aziz, como o Verde Vida e o Projeto Snoopy, cuidando e melhorando o bem-estar dos pacientes, comunidade local e funcionários diretos e indiretos. O Verde Vida proporcionou um espaço para a convivência de colaboradores e profissionais de Saúde da unidade. Já o Projeto Snoopy nasceu da necessidade de abrigar e cuidar dos animais que viviam no entorno do Hospital Delphina Aziz e avançou para etapa de estímulo à adoção de pets pela comunidade.

Dessa forma, a agilidade e eficiência da OZN Health em responder às demandas e disponibilizar as melhorias necessárias ao enfrentamento da pandemia viabilizaram a rápida ocupação plena do hospital, além de acrescentar valor à operação do Hospital Delphina Aziz para o pós-pandemia. 

Com menos de um ano de operação, ONM Health comemora bons resultados do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro

Desde abril de 2020, o HMDCC foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte como referência no combate ao coronavírus, tendo atendido aproximadamente 23% dos pacientes de Covid-19 de Belo Horizonte no ano. Em razão do contexto de pandemia, foram imprescindíveis diversos ajustes operacionais, buscando responder de forma ágil e assertiva às demandas necessárias ao enfrentamento da pandemia, viabilizando a rápida ocupação do hospital, bem como o pleno atendimento à população metropolitana de Belo Horizonte.

Em julho de 2020, o hospital foi ampliado, permitindo a disponibilização de até 607 leitos, em face aos 460 originais, incluindo o aumento de leitos de UTI de 80 para 100. A concessionária não só garantiu as condições de infraestrutura para esta ampliação, como também manteve o padrão de operação do hospital sem perda de qualidade no período. Ao contrário, continuou melhorando a percepção da qualidade do serviço prestado com base em indicadores medidos por auditoria independente e publicados de forma transparente em seu site. 

Além da ampliação dos leitos, outras melhorias operacionais foram implementadas, como, por exemplo, o emprego de tecnologia de ponta para a logística de abastecimento de medicamentos e materiais dentro do hospital por meio de dispensários eletrônicos, modernização pioneira em Belo Horizonte, onde a farmácia hospitalar faz parte do contrato da PPP. Os equipamentos proporcionam, dentre inúmeras evoluções operacionais, maior segurança e celeridade no atendimento aos pacientes.

Com a implementação, a ONM Health reformulou o modelo de operação do almoxarifado e da farmácia central, o que possibilitou a assunção da operação de 4 farmácias satélites anteriormente operadas por mão-de-obra assistencial (equipe médica e de enfermagem, por exemplo). A ação gerou redução de custo para a própria Prefeitura, sem elevação de custo operacional da concessionária.

A concessionária realizou, também, a revisão de processos internos e renegociação de contratos de prestação de serviços, otimizando ainda mais a eficiência da prestação dos serviços não assistenciais no HMDCC. A ONM Health vem apresentando melhorias operacionais contínuas por meio da implantação de dispositivos tecnológicos e de automação, propiciando maior agilidade, eficiência e qualidade na operação, visando assim beneficiar o público do hospital.

Principais realizações da Opy Health em menos de um ano

Ao longo de 2020, a Opy Health fortaleceu as bases de seu modelo de negócio, evidenciando que é possível promover investimentos e melhorias significativas na saúde, como mostram os números acima citados em cada um dos ativos, e, concomitantemente, atrair a confiança de investidores. Ao final de um ano, a plataforma já opera mais de 1.000 leitos e conta com mais de mil colaboradores diretos e indiretos.

Um novo olhar sobre a governança dos ativos foi um diferencial que ajudou a potencializar estes resultados. Exemplo disso é a reforma dos estatutos de cada ativo, implantação de mecanismo de incentivos variáveis dos executivos e colaboradores, bem como um forte Programa de Compliance e de ESG.

Nos 4 primeiros meses, foram implantadas uma série de medidas operacionais visando elevar a eficiência dos ativos adquiridos. Dentre elas, destaca-se a substituição dos ERPs (softwares de gestão) dos ativos, centralizando, assim, as informações em uma única plataforma, e a implantação de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) Opy Health, com integração de diferentes setores (Marketing, Finanças, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos) sob uma única gestão.

Desta forma, a Opy Health conseguiu, ao final do seu primeiro ano de operação, não somente dar as respostas necessárias ao enfrentamento da pandemia, como também melhorar a performance geral dos ativos por ela geridos em todos os seus parâmetros.

Assista ao vídeo:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.