Empreendedora comemora cinco anos da primeira loja especializada em cabelos cacheados de Manaus

A ideia surgiu após a jovem perceber que não havia local de produtos específicos para as cacheadas da cidade (Reprodução/arquivo pessoal)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Há cinco anos, a empresária manauara Bárbara Botinelly, de 25 anos, resolveu quebrar os padrões impostos pela indústria da moda e beleza ao abrir a primeira loja especializada para cabelos cacheados em Manaus, a “Cachólatras”. A jovem conta em entrevista, nesta segunda-feira, 29, como a iniciativa surgiu em 2017 e as expectativas do mercado – que faz a beleza das onduladas, cacheadas e afros do Brasil – uma oportunidade de ganhar uma renda extra e atender um nicho específico.

Assumir as ondas e curvas das madeixas é uma iniciativa cada vez mais presente entre as mulheres brasileiras. Em função dessa transformação, além da liberdade de poder ser quem se é, muitas mulheres veem também uma oportunidade de empreender utilizando o mundo da beleza. Foi o que fez Bárbara, que até então era professora de cursinhos e atualmente vive só dos lucros da loja pioneira na cidade.

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“Em 2016, minha mãe entrou em transição e conheceu o Low/No Poo, técnica em que se usa produtos sem sulfato forte, silicones insolúveis, óleo mineral, petrolatos, parabenos, ingredientes presentes em produtos comuns criando a falsa sensação de tratamento – eu que ainda alisava, me sentia muito insegura para assumir os cachos, mas tentei. No começo de 2017, fizemos uma viagem e visitamos uma loja para cabelos naturais voltada às técnicas Low No Poo e eu fiquei encantada e quando voltei decidi abrir a loja”, revelou Bárbara.

Aprendendo a empreender

De acordo com Bárbara, como no início de todo projeto, foi difícil não só investir como também acreditar que iria dar certo, principalmente em uma cidade onde, aparentemente, o cabelo cacheado não é predominante. “Eu iniciei a loja na cara e na coragem, apenas com um cartão de crédito e tentando acreditar no potencial dela tanto no que diz respeito ao público quanto ao crescimento”, revelou a jovem empresária.

Com o tempo, o empreendimento foi ganhando espaço e ficando conhecido entre o público-alvo, as cacheadas. Atualmente, a loja que começou bem tímida e no Centro da cidade tem crescido e conta com um público fiel que procura pelos mais diversos produtos de alta qualidade para os cuidados das madeixas com curvas.

A iniciativa também veio para estimular as cacheadas a assumirem seus cabelos naturais (Reprodução/ arquivo pessoal)

Além da loja física, os atendimentos também ocorrem via Instagram e WhatsApp. O perfil no insta, inclusive, já possui quase 8 mil seguidores, que podem escolher, por meio das postagens quais produtos querem obter de acordo com a necessidade de tratamento de cada cabelo.

 De acordo com Bárbara, o empreendimento serve todas as idades, mas os maiores consumidores estão na faixa etária de 35 anos. Em função da pandemia, como em todos setores do comércio, as vendas foram um tanto quanto prejudicadas, porém, ela conta que pelo menos 20 produtos são vendidos todos os dias seja de forma física ou online.

“A loja foi naturalmente tomando um rumo e chegando ao seu público-alvo. Eu abracei isso com muito amor”.

Nicho necessário e estímulo

Quando decidiu entrar em transição capilar inspirada na mãe, Bárbara percebeu que não havia um local em que pudesse adquirir produtos de boa qualidade especialmente desenvolvidos para o tratamento e cuidados diários dos cabelos.

“Eu percebi que as cacheadas são carentes de uma loja que pensasse nelas e que estimulasse os cuidados e a autoestima. Eu, como cacheada, senti na pele isso, quando ia comprar produtos Low No Poo, via que não entendiam muito bem e acabavam me entregando “falsos liberados” e eu como consumidora me sentia enganada”, relembra.

A loja disponibiliza vários produtos específicos para cabelos ondulados, cacheados e afros (Reprodução/arquivo pessoal)

Ela acredita que além de atender um público que, apesar das transformações que vêm acontecendo com os anos, ainda é bem carente de opções, a iniciativa também veio para estimular as cacheadas a assumirem seus cabelos naturais e se sentirem belas como são.

“Acho que a gente é miscigenado demais para ter esse tipo de pensamento que só há um tipo de cabelo, inclusive, quando comecei, fui questionada e ouvi comentários do tipo ‘Manaus não tem público para isso, a maioria tem cabelo liso’ e vejo que hoje esse cenário já mudou muito”, comenta.

Diferencial

 Além de já ter o diferencial de ser uma loja voltada só para o público cacheado, a empresária passa dicas e os conhecimentos das composições dos produtos para as clientes. Ela explica que vai muito além da venda e do consumo.

É sobre o cuidado e atenção ao cliente, o entendimento sobre o próprio cabelo e couro cabeludo, além da defesa do cabelo natural, sem as pressões do padrão. “Tento passar as dicas e conhecimentos para que sejam colocadas em práticas de forma fácil”, diz a empresária.

“Não desistam!”

A loja e o mundo do empreendimento têm sido até então a força que move Bárbara que acompanha de perto cada evolução de seu empreendimento. Ela aproveita e deixa um recado para as que aspiram empreender também.

“Mirem onde querem chegar, mas não tenham pressa e nem atropelem passos. Penso que a calma e autocontrole, principalmente, financeiro é muito necessário. Não se acomode, sempre busque conhecimento sobre a área em que trabalha, não se conforme com o básico para sempre. E o principal, acredite em você e que vai dar certo!”, finaliza.

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