Empreendedora do AM alcança sonhos com vendas de doces em Manaus


Por: Ana Pastana

05 de abril de 2025
Empreendedora do AM alcança sonhos com vendas de doces em Manaus
Yasmin Torres confecciona doces para custear os estudos em Manaus (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Vontade, determinação e um sonho foram os elementos que incentivaram Yasmin Torres, do município de Tefé (AM), a dar os primeiros passos no empreendedorismo voltado à confeitaria. Ela começou a produção em 2016, ainda adolescente, aos 13 anos de idade. Hoje, acadêmica do curso de Direito e vivendo em Manaus, Yasmin é fundadora e proprietária da empresa Brigadeiros da Yas.

A marca, que conta com pouco mais de 11,9 mil seguidores no Instagram, oferece uma experiência gastronômica inigualável. As vendas são constantes ao longo do ano, mas é no mês de abril que a jovem empreendedora alavanca os lucros e intensifica a produção de doces.

À CENARIUM, Yasmin relatou como a fabricação de brigadeiros, coxinhas de morango, ovos de colher, entre outros produtos, se tornou o ponto principal para a realização de conquistas e o alcance da independência financeira.

O mês de abril é a época que mais ‘entra’ dinheiro para quem trabalha com doces. E eu gosto de usar as datas comemorativas porque é onde a gente consegue captar clientes. Por exemplo, eu tenho clientes que compraram ovos de páscoa, gostaram do produto ano passado, e consequentemente acabou virando meu cliente porque gostou do produto, gostou da maneira que eu entreguei o produto para ele. Além de ser a época do ano que mais entra cliente, aliás, a época do ano que mais ganha dinheiro, é a época onde você consegue fidelizar, onde eu consigo, no caso, fidelizar os meus clientes,” disse.

Yasmin iniciou as vendas em Tefé, em 2016, e conta que a iniciativa foi inspirada pelos familiares, que sempre ousaram e encontraram nas vendas a principal fonte de sustento. “A minha mãe, na época, tinha uma lanchonete no Centro da cidade, num lugar com bastante movimentação, e meu irmão começou a vender os doces. Quem fazia os brigadeiros era eu. Eu produzia e ainda ajudava ele a vender. Comecei vendendo na praça de alimentação, onde minha mãe tinha o estabelecimento, e depois fui expandindo. Continuei até o final do meu ensino médio“, contou.

A empreendedora Yasmin Torres (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Entretanto, com a pandemia de Covid-19, assim como muitos outros empreendedores, Yasmin precisou suspender temporariamente a produção de brigadeiros devido ao isolamento social. Ainda assim, ela não permitiu que o sonho fosse interrompido. Foi em casa que surgiu a ideia de criar uma conta no Instagram, de forma profissional, que serviria como vitrine virtual para divulgar seus produtos.

O Instagram é a minha vitrine de doces, como eu costumo dizer. Comecei a observar como outras confeiteiras divulgavam seus trabalhos, fiz algumas fotos, registrei meu conteúdo e pedi para algumas amigas ajudarem a divulgar. A partir daí, comecei a conquistar clientes fixos, passei a receber encomendas e continuei com as vendas nas ruas”, explicou.

Página oficial do Brigadeiros da Yas (Reprodução/Instagram)

Com o passar dos anos, a jovem sentiu a necessidade de dar mais um passo, na busca por uma formação acadêmica. Em 2023, por meio de uma poupança, Yasmin conseguiu juntar uma quantia em dinheiro, com a venda dos brigadeiros e decidiu se mudar para Manaus com o objetivo de buscar oportunidades de estudo e crescimento.

Em 2023, eu mudei para Manaus, me matriculei no curso de Direito. A minha vida é dividida entre a academia, a faculdade e o empreendedorismo. Atualmente, a minha principal fonte de renda é os brigadeiros. Logo quando eu mudei para cá [Manaus], eu fui atrás de influencers — pessoas que trabalham divulgando produtos nas redes sociais — para divulgar o meu trabalho. E pelo fato de ser a capital e eu ter acesso a produtos de altíssima qualidade, eu resolvi investir nisso, investir em cursos, investir em materiais de alta qualidade e tornar o meu brigadeiro simples em algo extraordinário”, afirmou.

Brigadeiros da Yas (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Atualmente, o Brigadeiro da Yas conta com mais de 50 opções de sabores de brigadeiros, disponíveis com uma produção 100% artesanal, com chocolate nobre e de qualidade. “É uma pequena empresa, trabalho atualmente na cozinha do meu apartamento. Eu comecei a fazer os doces, antigamente, manualmente. Hoje em dia, eu já tenho duas panelas mexedoras que me ajudam com a produção. Além de trabalhar com as encomendas, também vendo nas praças de alimentação que tem aqui na cidade, e essa é a maneira como eu trabalho aqui em Manaus”, concluiu.

Leia mais: Empreendedorismo feminino indígena garante ‘Prêmio Sebrae’ à CENARIUM
Editado por Izaías Godinho
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.