Empresário é preso em Belém suspeito de desviar R$ 15 milhões em óleo de dendê

Policiais civis do Pará em cumprimento de mandado de prisão (Divulgação/PC-AM)
Raisa Araújo – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – O empresário do ramo de combustíveis Washington Luiz Canté Lima, de 69 anos, foi preso em um condomínio de alto padrão em Belém, no Pará, suspeito de furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro na quinta-feira, 9. De acordo com investigações da Polícia Civil do Pará (PC-PA), ele é suspeito de ser o mandante de um desvio de 38 mil toneladas de óleo de dendê, avaliadas em cerca de R$ 15 milhões.

Durante a operação, a polícia confiscou diversos itens, incluindo computadores, três celulares, duas metralhadoras, um rifle, um revólver, duas pistolas, além de dinheiro em espécie, incluindo reais, dólares e euros, e cinco automóveis de luxo, juntamente com uma grande quantidade de munição.

Material apreedido na casa do empresário em um condomínio e luxo em Belém (Divulgação

A operação, realizada pela Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) do Pará teve início em junho de 2023 após um assalto em abril, com a possível participação do empresário contra uma embarcação que transportava o produto em Moju, no nordeste paraense. A carga desviada foi recuperada dias depois pela polícia.

PUBLICIDADE

Além da prisão, ocorrida na casa do empresário, a sede da empresa dele também foi alvo de busca e apreensão. As investigações sobre o caso continuam para esclarecer outros possíveis envolvidos e crimes relacionados ao desvio de óleo de dendê ocorrido em 2023 no rio Moju.

Óleo de dendê

O Pará é o maior produtor de óleo de dendê, também chamado de óleo de palma do Brasil. O produto é utilizado na produção de margarinas, sorvetes, achocolatados, panificação, biscoitos, gordura para frituras, entre outros.

Leia mais: MPF pede atuação da Força Nacional em ‘guerra do dendê’ no Pará
Editado por Adrisa De Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.