Encontro em Reserva no AM aborda produção de borracha com comunidades extrativistas
Por: Lucas Thiago
25 de julho de 2025
MANAUS (AM) – A Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, localizada no município de Novo Airão, no Amazonas, recebeu, no sábado, 19, e no domingo, 20, na comunidade Vista Alegre, pertencente ao Parque Nacional do Jaú, o encontro para o fortalecimento da retomada da produção extrativista da borracha na região, com a participação de comunitários, associações e cooperativas ligadas ao produto.
O evento, promovido pelo Memorial Chico Mendes e Cooperativa Extrativista do Rio Unini, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e empresa Michelin, debateu o fortalecimento da organização social dos seringueiros para melhoria da produção da borracha, com a concessão de incentivos econômicos por parte dos municípios, somados aos benefícios já existentes do governo federal e do governo do Amazonas.
Segundo Hueliton Ferreira, chefe do ICMBio em Novo Airão, o encontro cumpriu o seu objetivo ao debater programas para a melhoria do preço da borracha para os seringueiros que trabalham na reserva. “Estamos aqui na comunidade Vista Alegre, num encontro intermunicipal de seringueiros, para tratar de programas de subvenção para a melhoria do preço da borracha para os seringueiros que trabalham aqui na Reserva Extrativista, com vistas à melhoria da qualidade de vida através de uma geração de renda justa aos moradores desse território”, declarou Hueliton.
Veja vídeo do chefe do ICMBio, em Novo Airão, Hueliton Ferreira:
O evento reuniu cerca de 40 participantes. A programação contou com a presença dos prefeitos, secretários do Meio Ambiente e vereadores de Novo Airão e Barcelos, para promoção de políticas públicas e assinatura do termo de comprometimento para criar a lei de subvenção municipal para o produto da borracha extraída pelos seringueiros do rio Unini.
“O encontro fomenta a atividade extrativista da borracha dentro das nossas comunidades. Estamos nos comprometendo a fazer a subvenção municipal para a aquisição da borracha, bem como todas as atividades extrativistas dentro das nossas comunidades”, disse o prefeito de Novo Airão, Otávio Farias.
Veja vídeo do prefeito de Novo Airão, Otávio Farias:
O prefeito de Barcelos, Radson Alves (UB), reforçou a assinatura do compromisso com o projeto de política pública da borracha, com incentivos municipais. “Vamos garantir, sim, o direito à subvenção da borracha através do pagamento municipal, fazendo com que o nosso ribeirinho possa continuar na sua comunidade, mas tendo a sua sustentabilidade financeira por meio de uma atividade que é sustentável para o nosso meio ambiente”, disse Radinho, sobre a geração de emprego dentro das comunidades.
Veja vídeo do prefeito de Barcelos, Radson Alves:
O encontro foi voltado para a organização social dos seringueiros, com foco na melhoria da produção da borracha, por meio da concessão de incentivos econômicos por parte dos municípios, em complemento aos benefícios já ofertados pelos governos federal e estadual.
Nos últimos anos, a produção de borracha nativa na Amazônia tem sido retomada, impulsionada por fatores como a valorização da sustentabilidade e a busca por novos mercados. A sinalização positiva do mercado econômico tem estimulado essa retomada da produção, a partir da extração da seiva da seringueira (Hevea brasiliensis) em toda a região Amazônica.
Criada em 2006, a unidade tem como objetivo assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e proteger o modo de vida e a cultura da população extrativista residente na área, sendo a primeira unidade de conservação dessa categoria criada no Rio Negro.