Encontro virtual debate financiamento para combater mudanças climáticas no Pará

Debate contará com a presença do vice-presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, e do governador do Estado, Helber Barbalho (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O último encontro virtual do “Plano Amazônia Agora – Na visão da sociedade civil e acadêmica” será realizado nesta quarta-feira, 9, e tem como tema o “Financiamento para combate a mudanças climáticas”. O evento promovido pelo governo do Pará visa debater ações que possam diminuir a taxa de desmatamento e criar programas sustentáveis.

Pará é o Estado com maior concentração de desmatamento na Amazônia Legal, com 46,8% do total, de acordo com os dados coletados pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em novembro de 2020.

PUBLICIDADE
(Reprodução/Internet)

Participam como palestrantes do debate desta quarta o governador do Pará, Helber Barbalho (MDB), a diretora do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell, a repórter do Valor Econômico, Daniela Chiaretti, a ex-chefe do Fundo Amazônia (2013-2018), Juliana Santiago.

Além destes, também integram a lista, o vice-presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), Puyr Tembé, e a coordenadora do Programa de Política e Direito do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos.

Fundo Amazônia

De acordo com a Fepipa, entre as propostas reivindicadas pelo órgão no debate estão a justa divisão de recursos entre os órgãos que precisam recuperar áreas desmatadas e as entidades indígenas. Além disso, a federação propõe a participação das “instâncias decisórias” que formulam e monitoram as políticas de clima e das instâncias de captação e gestão dos recursos financeiros, como o Fundo Amazônia Oriental.

“Queremos a integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais que tratam de meio ambiente, regularização fundiária e áreas protegidas, para que haja sinergia entre as ações do PEAA (Plano Estadual Amazônia Agora) que envolvam Territórios Indígenas”, diz nota da federação, divulgada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab Amazônia).

Rede de encontros

Os encontros têm transmissão a partir das 16h pelo canal de Youtube e pela página de Facebook do Instituto Imazon e vêm sendo realizados desde novembro deste ano, com a presença de autoridades do governo paraense, da sociedade civil e acadêmica, além de lideranças indígenas, para estreitar o diálogo entre instituições e o poder público e executivo. Para participar do debate, é necessário realizar inscrição gratuita pelo site https://bit.ly/WebinarioAmazoniaAgora.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.