Enquanto média nacional tem recuo, comércio varejista no AM sobe 0,6%, mas deixa comerciantes preocupados

Varejistas ainda vivem momento de incertezas no comércio. (Ricardo Oliveira/ CENARIUM)

Nauzila Campos – Da Revista Cenarium

MANAUS – O volume de vendas do varejo no Brasil amargou um recuo de 0,1% no mês de outubro. Nacionalmente, esta é a terceira queda consecutiva – com uma perda trimestral de 1,8%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que, para o Amazonas, por outro lado, anunciou um saldo positivo, apesar de tímido: após quatro meses de queda, o comércio varejista cresceu 0,6% em outubro na mesma comparação com setembro de 2021.

Com os números da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nessa quarta-feira, 8, a leve subida para o varejo no último trimestre de 2021 no Amazonas é acompanhada pelo IBGE de acordo com o gráfico abaixo. Entre fevereiro e março deste ano, houve um crescimento expressivo nas vendas do setor; após isso, queda. No entanto, mesmo diante desses resultados negativos, na média dos últimos doze meses (outubro de 2020 a outubro de 2021), as vendas do varejo no Amazonas ainda apresentam saldo total positivo (1,2%).

PUBLICIDADE

Nacionalmente, no acumulado do ano em 12 meses, o comércio varejista também apresenta altas de 2,6%.

Mas ainda não dá para respirar aliviado economicamente – nem no Estado, nem no País. De acordo com o chefe do IBGE no Amazonas, José Ilcleson Mendes Coelho, caso os números do Amazonas fechem em queda no desempenho anual, o saldo negativo da PMC será o primeiro desde 2016 – e esta possibilidade é real. “Geralmente, os meses de novembro e dezembro têm boas vendas por conta das festas de fim de ano. No entanto, a média móvel trimestral está negativa. E devemos aguardar os próximos resultados para verificarmos o fechamento de 2021.”

A comerciante Ângela Maria, proprietária de distribuidora em Manaus, não tem boas expectativas para os últimos dias de dezembro. “Caiu demais. A minha expectativa tá zero. Adquiri muitas dívidas. Olha que eu sou uma pessoa muito otimista, mas não sei como sair dessas dívidas”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.