Entenda a visão de Kamala Harris sobre o Brasil e a Amazônia


Por: Isabella Rabelo

22 de julho de 2024
Entenda a visão de Kamala Harris sobre o Brasil e a Amazônia
Kamala Harris é a possível candidata do partido democrata (Divulgação)
Isabella Rabelo – Da Cenarium*

MANAUS (AM) – Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos e possível candidata à Presidência pelo Partido Democrata, já deixou explícita em diversas ocasiões sua opinião sobre vários assuntos que dizem respeito à política brasileira. Defensora da pauta verde e do estado democrático de direito, ela já se manifestou sobre diversos acontecimentos marcantes para o País.

Em 2019, enquanto Procuradora-Geral da Califórnia, Kamala criticou veementemente as atitudes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda no comando do Brasil, com relação à elevada taxa de desmatamento na Amazônia. A democrata chegou a comparar Bolsonaro ao então presidente americano Donald Trump, que tenta a reeleição.

“Enquanto a Amazônia queima, o presidente do Brasil tipo Trump deixa madeireiros e mineradores destruírem a terra, e não está agindo. Trump não deveria fazer acordos comerciais com o Brasil até que o Bolsonaro reverta essas políticas caóticas e apague as fogueiras”, declarou.

Queimadas na Amazônia (Op Verde Brasil/17)

Logo após o ocorrido, Kamala Harris acusou Bolsonaro de ter sido negligente com as queimadas na Amazônia, após ter supostamente rejeitado ajuda dos países que compõem o G7  para combatê-las.

“Trump declarou seu pleno apoio a Bolsonaro. Em um tempo em que o planeta depende da liderança americana, Trump falhou”, afirmou a vice-presidente dos Estados Unidos, mostrando indignação.

Pauta indígena

No mesmo ano, Kamala expressou apoio aos indígenas brasileiros afetados pelas queimadas. “O fato de o presidente do Brasil, Bolsonaro, ter atiçado as chamas dos incêndios na Amazônia e enfraquecido a legislação que protege as terras indígenas colocou as pessoas em perigo”, afirmou.

Já na posição de vice-presidente, a democrata se posicionou acerca do ataque aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Segundo Harris, o ato teria sido um “claro ataque ao processo democrático” brasileiro.

Ataque do 8 de janeiro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Eleições

A indicação da atual vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Kamala Harris, para substituir o presidente Joe Biden na disputa pela Casa Branca deve ser confirmada pelo Partido Democrata, segundo avaliação de analistas consultados pela Agência Brasil.

Apesar do apoio de Biden à vice-presidente, Kamala precisa ainda ser confirmada pela convenção do partido, marcada para os dias 19 a 22 de agosto. Apesar de outros nomes poderem surgir para disputa, após a desistência de Biden anunciada neste domingo, 21, especialistas acreditam que é difícil outro político democrata se consolidar contra Harris.

Leia mais: Com apoio de Biden, especialistas apostam em Kamala para presidência dos UEA
(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.