Entenda causa da pane global na Microsoft que afetou voos, bancos e hospitais


19 de julho de 2024
Entenda causa da pane global na Microsoft que afetou voos, bancos e hospitais
Os ataques se iniciaram na madrugada de sexta-feira, 19 (Composição/Midjorney/Weslley Santos)
Carol Veras – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Uma crise na infraestrutura digital, causada por uma atualização defeituosa do provedor de cibersegurança CrowdStrike, que atende a Microsoft, atingiu o mundo todo na madrugada desta sexta-feira, 19. O erro resultou na desconexão dos computadores e servidores afetados, forçando as máquinas a entrarem em um loop de inicialização de recuperação, impedindo que iniciassem corretamente.

O serviço da CrowdStrike é utilizado por empresas mundiais para gerenciar a segurança de computadores e servidores com Windows. Sua popularidade aumentou ainda mais após o serviço de cibersegurança Kaspersky ser proibido de operar nos Estados Unidos, devido à nacionalidade russa da corporação e ao receio de espionagem pelo Kremlin.

A empresa de cibersegurança CrowdStrike informou, por meio de uma mensagem gravada no atendimento telefônico, que está ciente dos relatos de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft relacionadas ao seu sensor Falcon. A declaração foi feita após a agência de notícias Reuters entrar em contato com o suporte técnico da empresa.

Computadores com telas azuis (Reprodução/Redes Sociais)

Em Manaus, até agora, não há relatos de serviços afetados pelo mau funcionamento do sistema operacional. Contudo, em outros estados e países, há relatos de falhas em bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outros negócios. No Brasil, os primeiros registros indicaram instabilidades em instituições financeiras, como o Bradesco.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, afirmou à imprensa que não sofre com nenhum tipo de falha nos sistemas operacionais, mas que problemas na malha aérea nacional podem impactar o pouso e a decolagem de voos.

“O Manaus Airport informa que, até a manhã desta sexta-feira, 19, não foram detectadas alterações nos voos operados no Amazonas em função da instabilidade global na comunicação por internet. Destacamos que, por ter havido impacto na malha aérea nacional, alguns voos locais poderão sofrer atrasos. Recomendamos que em caso de dúvidas, os passageiros procurarem suas respectivas companhias aéreas para mais informações e orientações”, afirma em nota.

A falha também chegou até Paris, que sediará os jogos olímpicos de 2024. O comitê de organização admitiu que uma falha global “perturba as operações informáticas”. Com os Jogos programados para serem abertos dentro de uma semana na capital francesa, a organização declarou em nota: “Paris-2024 foi informado de problemas técnicos mundiais que afetam os programas da Microsoft, causando perturbações nas operações informáticas”, disse.

O multimilionário Elon Musk também se manifestou nas redes sociais, alfinetando a diretoria da Microsoft em um post na rede social X. “Macrohard >> Microsoft”, escreveu, comparando diretamente o sistema de segurança desenvolvido por ele mesmo e o utilizado pela Microsoft. A publicação foi realizada em 2021, mas foi relembrada por ele mesmo na madrugada desta sexta-feira.

Instituições financeiras possivelmente afetadas pelo problema ainda não se pronunciaram em relação ao ocorrido.

Leia também: Brasileiros têm mais dificuldade em identificar notícias falsas na internet, diz pesquisa
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.