Envira registra depredações e incêndios após morte de suspeitos de roubo
Por: Ana Pastana
30 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – O município de Envira (AM), distante mais de 1,2 mil quilômetros da capital amazonense, registrou uma onda de violência durante a noite dessa segunda-feira, 29. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a destruição de veículos e depredação de prédios públicos teve início após uma ocorrência de roubo na região que resultou na morte de dois suspeitos envolvidos no crime.
Imagens compartilhadas em grupos de mensagens mostram que ônibus municipais foram queimados, carros oficiais da prefeitura do município foram destruídos, além de prédios públicos depredados por pessoas não identificadas até o momento. Segundo nota da polícia, cerca de 20 policiais das equipes especializadas da Polícia Militar do Amazonas e da Polícia Civil foram enviadas ao município para fortalecer o policiamento da cidade. (Veja nota no final da matéria)
“As equipes foram enviadas após mortes por intervenção de agente do Estado, durante atendimento de uma ocorrência de roubo em um estabelecimento na cidade. Com os suspeitos foram encontrados armamentos de grosso calibre“, diz um trecho da nota.
Segundo informações de populares, houve confronto entre os policiais e os suspeitos, que resultou na morte de duas pessoas que não tiveram a identidade divulgada, o que causou revolta no município. Ainda de acordo com as imagens divulgadas, a garagem onde estavam estacionados ônibus escolares da cidade destruídos pelo fogo fica próxima a uma residência.
Em uma das gravações é possível notar duas mulheres, não identificadas, de joelhos no chão, pedindo para que o fogo parasse. “Jesus, faz parar, em nome de Jesus, senhor“, dizem elas em desespero. O fogo ficou bem próximo à residência onde as mulheres estavam. Uma residência também foi queimada durante as ações.
Veja nota da PC-AM:
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informa que foram enviados 20 policiais das equipes especializadas das policiais Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) para fortalecer o policiamento ostensivo e investigativo no município de Envira.
As equipes foram enviadas após mortes por intervenção de agente do estado, durante atendimento de uma ocorrência de roubo em um estabelecimento na cidade. Com os suspeitos foram encontrados armamentos de grosso calibre.
A Polícia civil neste momento trabalha nas diligências para apurar os fatos ocorridos na cidade. A SSP-AM reforça que atuará de forma enérgica para neutralizar qualquer forma de ataque que infrinja a ordem pública e trabalhará para resguardar e manter a segurança da população”.