EPIs são doados a agentes de saúde indígena de Roraima para combater novo Coronavírus

Além de doações de equipamentos e kits de higiene, o Unicef também atua para que grupos indígenas da Venezuela (Divulgação/ Unicef)

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os 300 profissionais de saúde indígena que atuam em Roraima receberam recentemente equipamentos de proteção individual para atuarem com mais segurança nas comunidades indígenas em meio à pandemia de Covid-19. Os materiais foram entregues pelo Unicef ao Conselho Indígena de Roraima (CIR), ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami e ao Dsei Leste.

Os Dsei Yanomami e Leste fazem parte do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, e juntos atendem uma população de quase 80 mil indígenas em 707 aldeias do Estado, enquanto o CIR representa 246 comunidades indígenas de Roraima.  

PUBLICIDADE

De acordo com a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja Madeira, são mais de 200 mil itens, incluindo máscaras, faceshields, aventais descartáveis, toucas, garrafas de álcool em gel, termômetros, oxímetros e outros. “Estamos tentando apoiar os profissionais de saúde. Estamos apoiando a população migrante e os próprios brasileiros. Essas doações estão contemplando esses dois Estados que tanto precisam”, disse à REVISTA CENARIUM.

Segundo Débora, também houve doações para a capital amazonense. “Foram doados para a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus 70 unidades de termômetros digitais, 4.050 unidades de máscaras N95, 20 mil unidades de máscaras cirúrgicas. Essa doação irá beneficiar os profissionais de saúde que atuam nas 18 Unidades Básicas de Saúde de referência contra a Covid-19”.

Já para a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) recebeu dez unidades de termômetros digitais, mil unidades de máscaras N95 e dez mil unidades de máscaras cirúrgicas que devem ser encaminhadas aos profissionais que atuam no Hospital Delphina Aziz, Zona Norte da cidade, unidade de referência ao tratamento da Covid-19 no Estado.

No Estado, as comunidades priorizadas foram Canauanim, Malacacheta, Tabalascada, Jabuti, Jacamim, Moscow, Muriru, Manoá Pium, Barata, Pium, Sucuba, Raimundão, Truarú da Cabeceira, Serra da Moça, Araça, Aningal, Ouro, Raposa Serra do Sol e Wai Wai e 37 Polos Base localizados na terras indígenas ianomâmis.

A doação do Unicef foi possível com o apoio financeiro do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (ECHO, na sigla em inglês), em um projeto transfronteiriço entre Brasil e Venezuela.  

Foco do Unicef

Além de doações de equipamentos e kits de higiene, o Unicef também atua para que grupos indígenas da Venezuela – que migram para o Brasil como resultado da crise naquele país – tenham acesso a saúde, educação, proteção, água, saneamento, higiene e informação, por meio de abordagens comunitárias. O Unief aposta na mobilização da juventude indígena para protagonizar o fortalecimento cultural e apoiar na construção de políticas que respeitem a especificidade indígena.

Além disso, o Unicef se prepara para fortalecer as ações de prevenção à Covid-19 nos estados do Amazonas, do Acre, de Roraima e do Pará, com o fortalecimento da capacidade local para apoiar esses povos, assim como na oferta de serviços em saúde, água e saneamento em mais de duas mil aldeias.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.