Erika Hilton sofre comentários racistas após reviravolta na Câmara Federal

Deputada Erika Hilton (Composição de Weslley Santos/CENARIUM)
Carol Veras – Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Após um discurso na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 5, Erika Hilton (PSOL) sofreu ataques racistas na internet. Os comentários surgiram após Erika dizer que uma parlamentar da Câmara, Julia Zanatta (PL), precisava “hidratar o cabelo”.

A discussão aconteceu durante uma sessão da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em um debate sobre o uso de banheiros por pessoas trans e a definição do conceito de “ser mulher” para o Ministério das Mulheres. Zanatta discorda do discurso onde Hilton afirma que mulheres são além das pessoas que gestam, incluindo mulheres trans e mulheres que por algum motivo, possuem impedimento de fertilidade.

Nas redes sociais, apoiadores do Partido Liberal resgatam a fala da deputada do PSOL e propagam discursos racistas a respeito do cabelo naturalmente crespo da parlamentar. A oposição chega a comparar a aparência da deputada negra com a deputada branca, natural de Santa Catarina. “Teve a cara de pau de chamar Julia Zanatta de feia?”, comenta um ex-deputado de São Paulo, do Partido Republicanos.

PUBLICIDADE

Em outro post, um internauta que se intitula influenciador de política ironiza a hidratação do cabelo de Hilton e a compara com outra pessoa, em tom de piada: “Porque Érika Hilton fala em hidratação de cabelo?”. Esses tipos de discursos podem ser considerados racismo recreativo, crime oficializado pela Lei Nº 14.532.

A ativista Rafaela Fonseca, da Associação Crioulas do Quilombo, pedagoga e mestra pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam), explica que “o racismo recreativo pode ser interpretado como um tipo de comportamento individual e falta de sensibilidade em relação ao outro sendo um sistema de dominação”. Fonseca ressalta que outros corpos também sofrem racismo: “Vale lembrar que não é somente os negros que passam por racismo, os indígenas, asiáticos também são vítimas”, completa.

Leia também: Crime camuflado de ‘piada’: Entenda o que é racismo recreativo
A pauta

“Mulher é uma gama plural e diversa”, discorre Erika Hilton para a Ministra Cida Gonçalves na reunião. A pauta de políticas públicas para as mulheres no País foi marcada por comentários contra os direitos das mulheres trans no conceito de feminilidade. Deputados do Partido Liberal discursaram contra a inclusão de mulheres fora do conceito conservador na participação política da Assembleia.

“Para o Estado brasileiro, mulheres transexuais também são mulheres e esta não é uma vontade da extrema-direita, esta é uma definição do judiciário brasileiro, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal [STF]”, completa. Erika chega a comentar sobre as opiniões contrárias de parlamentares ao uso do banheiro feminino por mulheres transgênero, assunto em pauta pelo STF.

Deputada Erika Hilton (Reprodução/Câmara dos Deputados)

“Nós vivemos em uma sociedade misógina, patriarcal, que estimula a cultura do estupro. E é isso que muitas vezes esses senhores vestindo a carapuça de homens de bem querem. [..] Não importa qual é a definição de mulher, desde que todas elas consigam ser atendidas pelas políticas públicas“, explica a deputada.

Confira o discurso na íntegra:
A reviravolta

A última quarta-feira foi marcada por discussões entre parlamentares. Após a intriga entre Erika e Julia, o deputado Nikolas Ferreira (PL) retrucou a deputada representante da pauta LGBTQIAPN+ com uma reprodução do discurso transfóbico recorrente do deputado federal: “Pelo menos ela é ela”.

Ferreira também foi o centro de outra briga intensa dentro das dependências do poder público. André Janones (Avante) participou de um conflito físico com o deputado mato-grossense. O embate foi transmitido ao vivo pelo empresário Pablo Maçal, convidado para participar da reunião sobre políticas públicas para as mulheres, embora ser crítico direto na causa feminista.

Confira:
Leia também: Nikolas Ferreira descarta tratar sobre questões de gênero em Comissão de Educação
Editado por Aldizangela Brito
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.