Com informações do Portal Geledés
ÁFRICA – O painel intitulado “Lusofonia, Periferia e Resistência: a voz e escrita contemporânea de mulheres africanas e afrodescendentes” discutirá sobre mulheres negras que utilizaram a escrita para falar sobre suas lutas, dores e que retratam seus ativismos por meio da palavra. O painel faz parte da 3a Conferência Internacional de Ativismo em África e irá ocorrer no dia 14 de setembro de 2021, às 13h, com acesso pela plataforma Zoom.
O painel contará com a participação de intelectuais que trarão para a conversa estudos sobre escritoras negras e a potência dessas escritas. Entre as participantes, com seus respectivos temas, estarão: Susan de Oliveira, também coordenando a conversa, com o tema “Cordel de vozes ancestrais: as ‘Heroínas Negras Brasileiras’, de Jarid Arraes”; Margarida Rendeiro que falará sobre “Contos de Lisboa de Mónica de Miranda e as (in)visibilidades da cidade pós-colonial”; Isis Barra Costa discorrendo sobre “Vírgulas dos lapsos de nossas lembranças: os fragmentos da herança jacente de Beatriz Nascimento” e Federica Lupati narrando sobre as “Vozes femininas negras: um olhar sobre ‘Esse Cabelo’ de Djaimilia Pereira de Almeida e ‘Olhos d’Água’ de Conceição Evaristo”.
O diálogo entre as participantes possui como foco o poder da escrita e da voz para as mulheres negras. Em um mundo em que as mulheres africanas e afrodescendentes ainda sofrem múltiplas formas de opressão, a escrita surge como uma forma de externalizar e se torna para além disso uma ferramenta de luta e resistência, como também faz com que as escritoras se tornem referências que fortalecem a identidade das meninas e futuras mulheres negras.
A 3a Conferência Internacional de Ativismo em África ocorrerá virtualmente e será repleta de painéis e mesas de debates. Realizados entre os dias 14, 15 e 16 de setembro, todas as sessões também abordarão temas relacionados aos novos perfis do ativismo social e as perspectivas de mudanças trazidas pelos mesmos. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos de África da Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal da Paraíba, o Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte) e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (Cesac) de Bissau.
Informações técnicas:
Título: Mesa preparatória 13 – Lusofonia, Periferia e Resistência: a voz e escrita contemporânea de mulheres africanas e afrodescendentes
Data de realização: 14 de setembro de 2021
Acesso: Plataforma Zoom
Horário: 13h (Brasília); 15h (Cabo Verde); 16h (Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe); 17h (Angola, Portugal); 18h (Moçambique) Organização: Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, Centro de Estudos Sociais Cesac e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (Cesac) de Bissau.
Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Participantes:
Susan de Oliveira (painelista e organizadora): Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pelo Instituto Camões, Lisboa (2009). Pós-doutorado em Literatura Comparada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2015). Pós-doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE, Lisboa (2020). Professora associada do 2º Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC.
Margarida Rendeiro (painelista e organizadora): Investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Letras da Universidade Nova de Lisboa (Cham). É professora Auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa. Doutorado em estudos portugueses.
Federica Lupati (painelista e organizadora): Doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Com estudos sobre o Hip Hop, em África e Portugal.
Isis Barra Costa (painelista): PhD em Literatura Comparada na New York University, onde também recebeu um MA em Literatura Inglesa. Sua área de especialização são as abordagens interdisciplinares da literatura e da cultura brasileira (norte-americana e hispânica / anglófona do Caribe). Performance afro-brasileira, artes visuais, literatura e poema / oratura.