Escritor Odenildo Sena participa de encontro online com equipe da Revista Cenarium

A obra "A Engenharia do Texto" foi base para a troca de ideias entre os participantes (Paulo Bahia/Revista Cenarium)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – “O desafio da construção de um texto não é um desafio pequeno. O médico fala para um determinado nicho, o engenheiro também fala, mas os jornalistas falam e escrevem para um universo heterogêneo de pessoas, o que torna a missão muito mais difícil”, assim afirmou o escritor Odenildo Sena durante o encontro com a equipe da REVISTA CENARIUM na tarde deste sábado, 15. O bate-papo teve como tema a obra “A Engenharia do Texto: Um Caminho Rumo à Prática da Boa Redação”, um clássico didático sobre os desafios percorridos para a elaboração de um bom texto, de autoria de Odenildo.

O encontro teve como principal objetivo aprimorar a qualidade textual da equipe e possibilitar novas perspectivas de levar informação e conhecimento aos leitores e internautas da Revista Cenarium, por meio das técnicas e pontos abordados no livro escrito por Odenildo, que também foi professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

PUBLICIDADE

Dentre várias questões explanadas pelo autor, como lógica, coesão, coerência e, principalmente, a construção do “parágrafo padrão” foram os pontos mais abordados durante o encontro. “Partimos da relação entre peças que compõem sua estrutura externa – ideia central, desdobramento e fecho, ou seja, início, meio e fim”, explica o escritor.

Busca pelo aprimoramento

Para a jornalista e integrante da equipe CENARIUM, Marcela Leiros, o bate-papo foi um grato momento que possibilitou a aproximação entre o mestre e os jornalistas que, além de cumprir o papel de informar a sociedade, também busca constantemente pelo conhecimento.

“Ele me surpreendeu, é uma pessoa muito sensata. Ele não estabelece regras que limitam as pessoas que querem escrever, ele deixa livre. É claro que há algumas regras de texto que precisamos seguir, mas sem desmerecer quem não sabe. O Odenildo estimula a pessoa a aprender e compartilha do sofrimento que é produzir um texto, o que nós jornalistas sentimos. Sempre falo que, cada vez que um texto é difícil, é como se fosse um parto. E nós temos que comemorar o nascimento dele”, comenta a jornalista Marcela.

Equipe focada nos ensinamentos de Odenildo Sena (Paulo Bahia/Revista Cenarium)

A diretora da REVISTA CENARIUM, Paula Litaiff, explica que a participação de Odenildo Sena faz parte da série de encontros com consultores, escritores e profissionais de ponta, junto à equipe CENARIUM, para constantes atualizações e crescimento profissional.

“No entendimento da empresa, a busca pelo conhecimento é contínua e o jornalista tem por obrigação sempre procurar o aperfeiçoamento, tanto na escrita quanto na apuração e também na reflexão da realidade em que vive. Isso garante a qualidade aos nossos leitores e quem ganha, principalmente, é a sociedade, que tem uma informação baseada em parâmetros técnicos”, avalia Litaiff.

Mitos

Para Odenildo, aquele que busca o caminho da boa escrita precisa se desprender de algumas questões que, por ele, são consideradas como mitos, como a ilusão de acreditar que pessoas que dominam regras gramaticais vão construir necessariamente um bom texto. A ideia de que um leitor voraz escreve bem e a prática excessiva do texto mesmo sem conhecimento do que rege a construção de um bom texto.

“Esses três pontos são mitos. Uma pessoa que domina a gramática pode escrever um texto sem um erro gramatical, mas ainda assim não torna o texto fluído. Um bom leitor pode encurtar o caminho para a contrução de um texto, mas devemos ressaltar que a lógica da compreensão da leitura é diferente da particularidade da produção de escrita. E, por fim, não adianta escrever muito sem ter a lógica e o conhecimento, que leva ao êxito de uma boa construção textual”, ressalta o professor.

Sobre Odenildo Sena

Odenildo Sena é natural do município de Santarém, no Estado do Pará. Odenildo foi professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi  diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) em 2007, e também foi eleito presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O livro “A Engenharia do Texto: Um Caminho Rumo à Prática da Boa Redação” foi a segunda obra publicada em 2004 pelo filológo. A obra, até o ano de 2019, estava na 3ª edição com a edição da Editora Valer. Recentemente, o autor disponibilizou na internet, mais precisamente no canal YouTube uma série de vídeos intitulados “Caminhos para a Redação”.

Ao todo são 32 vídeos postados, onde os interessados em aprimorar a prática da escrita podem assistir, de forma gratuita, às aulas didáticas do mestre do texto. “Foi a forma que encontrei de devolver como gratidão para a sociedade o ensino público que tive em toda minha vida”, finaliza Sena.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.