Espaços públicos subutilizados irão abrigar projeto ‘Farol do Conhecimento’ em bairros de Manaus

Gestores culturais começaram a fazer visitas em espaços que poderão abrigar o projeto (Oliveira Júnior/Manauscult)

Com informações da assessoria

Com o intuito de levar cultura, música, teatro, esporte, lazer, educação, turismo e saúde a partir da instalação de espaços multiculturais, o projeto “Farol do Conhecimento” entrou em fase de estudos técnicos com visitação de locais públicos subutilizados que possam abrigar as atividades.

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a visitação para a escolha desses espaços já está sendo realizada, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A expectativa é de que até o final do ano, dois espaços já estejam funcionando.

PUBLICIDADE

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a proposta é de que o “Farol do Conhecimento” chegue a todos os bairros de Manaus.  “O nosso compromisso é que o projeto chegue em todos as áreas da nossa cidade, ocupando espaços do poder municipal utilizados abaixo de sua capacidade, e, em um único local, viabilizar o acesso à biblioteca, internet, cursos de formação e qualificação, além de complementação à formação escolar, tendo como base a cultura e a educação”, enfatizou.

Os centros serão também utilizados para a educação patrimonial, histórica e geográfica do Amazonas, explicou o gestor cultural, ressaltando que a primeira fase do projeto compreende identificar e fazer um estudo técnico dessas áreas subutilizadas e viabilizar a reforma para futuro uso.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, ressaltou a importância desses espaços como suporte cultural e pedagógico para a rede municipal de ensino. “O projeto será implantado em comunidades em que existem poucas oportunidades de práticas culturais e educacionais, por isso, destaco a relevância desses faróis, uma verdadeira luz para crianças, jovens e adolescentes, levando formação e transformação por meio da cultura, esporte e educação”, afirmou.

O projeto tem a colaboração de outras pastas da prefeitura de Manaus, como as Secretarias Municipais de Educação (Semed), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e da Saúde (Semsa), além da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que faz parte da Semasc.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.