27 de fevereiro de 2021

Victoria Salles – Da Revista Cenarium

MANAUS – Por conta de denúncias contra possíveis fraudes em doações da sociedade civil que ocorrem em decorrência da falta, principalmente, de oxigênio em Manaus após o aumento no número de casos do novo coronavírus, o advogado em direito digital Aldo Evangelista e o economista e bancário Sílvio Valadares detalharam, com exclusividade à REVISTA CENARIUM, como não cair nesses golpes por meio da plataforma PIX.

Para Aldo Evangelista, o sistema PIX desenvolvido pelo Banco Central do Brasil possui várias tecnologias de segurança da informação, dentre elas, se utiliza a criptografia nas transações pelo PIX. “A transferência é para ser realizada em até 10 segundos, 24 horas e nos 7 dias da semana, ou seja há qualquer momento. Em relação ao atual momento em Manaus, entendo ser mais seguro realizar doações para instituições com credibilidade do que para qualquer pessoa física que estava pedido doação na internet, que pode até ser verdade, mas não sabemos”, disse.

De acordo com Sílvio Valadares, a plataforma em si já é segura. “Para fazer transferências, pagamentos ou outras transações, é necessário o acesso pelo aplicativo de cada banco e isso só é possível por meio de senhas, as digitais do dono da conta e, alguns casos, o mais seguro, que é o reconhecimento facial”, destacou.

Silvio ressaltou também que mesmo que a plataforma seja segura, ainda sim é preciso ter cuidado. “Para aumentar ainda mais a segurança na hora de fazer a transferência, você pode solicitar ao seu banco valores adequados de limites, como por exemplo: limite para pagamento por meio do App R$ 1 mil, limite para transferência pelo App R$ 500 e assim você minimiza o risco”, disse o bancário.

Silvio destacou ainda que nos casos das doações feitas para ajudar as campanhas de apoio ao combate à Covid-19, o banco infelizmente não tem como saber se a pessoa que vai receber essa transação seja confiável. “Uma das formas seguras de saber para onde seu dinheiro está indo é procurando saber quem é a pessoa que vai receber essa doação, caso seja uma pessoa que você conheça e saiba quais as intenções dela, você pode fazer a transferência, caso você não tenha todas as certezas é melhor não transferir”, disse.

Banco Central

Durante o funcionamento da plataforma, o Banco Central alertou seus usuários quanto aos golpes por meio de pedido de senhas ou código de validação de transações fora dos canais digitais. Além disso, o banco informou que seus usuários nunca devem clicar em links antes de fazer uma checagem na mensagem, ter cuidado com links encurtados, não compartilhar código de verificação e sempre verificar de onde é o número que foi enviado o SMS.

Arrecadações Ufam

 A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançou uma campanha de apoio ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), o qual tem como objetivo arrecadar equipamentos, insumos hospitalares, itens de nutrição, além de recursos financeiros.

De acordo com o reitor da universidade, Sylvio Puga, a participação da sociedade civil pode fazer toda a diferença para os profissionais da saúde e na recuperação de pacientes internados com Covid-19.