Especialistas orientam famílias e escolas sobre rotina de ensino no Fórum Amazonense de Educação

Especialistas na relação família e escola trazem para Manaus estratégias de melhoria para a rotina da família, dos alunos e dos profissionais de educação (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Fórum Amazonense de Educação (FAE) acontecerá no dia 18 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus, e tem como proposta orientar, de forma estratégica, metodologias que ajudarão famílias e escolas a lidarem melhor com a rotina de ensino dos alunos.

Ao logo do ano, acompanhamos o dia a dia corrido dos profissionais da Educação e dos pais com filhos em idade escolar. As demandas com teor socioemocional dos alunos e famílias jamais foram tão intensas. Desde desafios como lacunas de aprendizagem, falta de motivação e interesse pela escola e até bullying e conflitos que tiveram origem nos grupos de WhatsApp dos pais.

Não bastando o enorme desafio para as famílias, que é educar filhos na era digital, algo que traz até a saúde mental dos professores, muitas outras questões de difícil abordagem acompanham famílias e profissionais da educação nos últimos tempos. E como toda questão em educação: não existe uma reposta mágica! Mas existe uma mudança na forma de pensar sobre isso que pode ajudar: questões socioemocionais dos alunos e das famílias que não são mais só responsabilidade do dia a dia na escola. Se estas forem tratadas como acaso, professores, gestores escolares e pais/mães com filhos em idade escolar vão continuar a encerrar o dia com a sensação de esgotamento físico e emocional, pois foram pulando de incêndio em incêndio que precisavam ser apagados.

PUBLICIDADE

Durante este ano de 2023, precisamos fazer ajustes de forma que as escolas e as famílias tenham tempo, energia e ferramentas  para viver esse presente desafiador. E, mais que isso, possam voltar a sonhar com um futuro mais promissor para nossas crianças e adolescentes.

Um fórum como este é extremamente necessário para ajudar famílias e profissionais da educação a garantir um 2023 mais leve e repleto de momentos de prazer, no aprendizado, para os alunos. “Já estamos na contagem regressiva, preparadas para compartilhar com vocês, Família e Escola, recursos que vão tornar o desafio de educar mais leve e prazeroso”, comentaram ansiosas Roberta e Thaís Bento.

No evento, teremos duas palestras importantíssimas para essa evolução na vida dos pais, professores e, principalmente, na vida dos alunos.

Fórum acontece no dia 18 de março (Divulgação)

Veja a programação:

Palestra 1:

Título: Motivação dos alunos e saúde emocional do professor: desafios e estratégias para um ano letivo de sucesso.

São diversas as consequências que ainda vamos encontrar do período repleto de desafios, insegurança e distanciamento social. Para o professor, os meses consecutivos de trabalho remoto e incertezas, em relação ao retorno para o presencial, trouxeram angústia e muito estresse. Enquanto tentam lidar com seus próprios desafios no pós-pandemia, os professores ainda precisam enfrentar a falta de motivação dos alunos para seguir com as aulas. Tudo isso aumenta ainda mais a sensação de não estar dando conta, apesar da alta carga de trabalho e de todo esforço colocado no dia a dia de trabalho.

Nossa proposta é resgatar a motivação dos alunos, enquanto os professores reencontram o equilíbrio necessário para um ano letivo mais leve.

Sim, é possível manter o processo de aprendizagem e a relação entre professor, alunos e famílias como fonte de energia positiva para todos!

Palestra 2:
Título: Como educar filhos nativos digitais para serem felizes no mundo real.

O dia a dia da família continua a sofrer os impactos dos maiores desafios que educar filhos em tempos tão desafiadores causam. Precisamos renovar as energias para apoiar nossos filhos na difícil busca pelo equilíbrio, no tempo de tela, e pela motivação para aprender. Com pequenos ajustes na rotina, podemos retomar o melhor dos dois mundos: dias tranquilos dentro de casa e filhos envolvidos com o processo de aprendizagem.

Esperamos você em nosso encontro, no qual vamos explicar os aspectos da rotina em família que garantem um ano letivo mais tranquilo.

Sobre as palestrantes:

Taís e Roberta Bento são educadoras, especialistas na relação Família e Escola e fundadoras do SOS Educação. São palestrantes de grandes eventos de educação e parentalidade, como o Festival Path, Bett Educar, Seminário da Pais&Filhos e Social Media Week. Tem também participação como especialistas em diversos programas como o “Como Será”, da Rede Globo e “A Hora do Enem”, do Canal Futura.

São também autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!” e, como palestrantes, viajam o mundo ajudando escolas a melhorar a relação com as famílias. São responsáveis pela coluna Escola, da Revista Pais&Filhos e pelo site SOS Educação, que faz parte do site do Jornal Estadão. Roberta e Taís são Membros do Conselho Acadêmico de Educação da Universidade Simon Fraser – Vancouver, Canadá.

Taís e Roberta Bento são educadoras, especialistas na relação Família e Escola (Divulgação)

O que: Fórum Amazonense de Educação – FAE

Palestras:
1- Título: Motivação dos alunos e saúde emocional do professor: desafios e estratégias para um ano letivo de sucesso.

 2- Palestra 2:
Título: Como educar filhos nativos digitais para serem felizes no mundo real.
Quando: 18 de março
Horário: 15h
Onde: Centro de Convenções Vasco Vasques – Avenida Constantino Nery, 5.001, Flores.

Ingresso: A partir de R$ 50,00

Locais de venda presencial: Lojas VIA UNO

Compra (com taxa de serviço) pelo site:
https://coracaoblue.com.br/fae-2023/

*Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.