‘Espero que goste de voar em avião comercial’, diz Musk a Lula em tom de ameaça
02 de setembro de 2024

Jadson Lima – Da Cenarium*
MANAUS (AM) – O empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) afirmou na rede social nesta segunda-feira, 2, em tom de ameaça, que “espera” que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “goste de voos comerciais”. A declaração ocorreu em resposta ao bloqueio do X pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O bilionário afirmou que irá apreender ativos do governo brasileiro. O print do tuíte foi publicado pelo site Metrópoles, que o recebeu de uma fonte no exterior. “A não ser que o governo brasileiro devolva propriedade ilegais apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, escreveu Musk.

De acordo com o site, a publicação foi um comentário em outro tuite sobre a apreensão do avião do ditador venezuelano Nicolás Maduro, anunciado pelos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira, 2.
A ameaça de Musk, que não é clara, foi entendida como o anúncio de que ele alegaria em alguma corte americana que teve os ativos confiscados pelo STF e, em contrapartida, pediria pra confiscar algo do governo brasileiro.
Fontes afirmaram ao site que o print já chegou ao Palácio do Planalto, ao Itamaraty e a ministros do STF. A interpretação geral é que se trata de uma lacração de Musk, que tenta misturar uma decisão judicial brasileira, da Suprema Corte, com o governo, que legalmente não tem nada a ver com a decisão.