Espetáculo amazonense ‘Quarto Azul’ retrata o início das relações afetivas

A trilha original do espetáculo é assinada pelo cantor e compositor Yago Reis (Larissa Martins/Divulgação)

MANAUS – O tradicional espetáculo “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro, assume uma “nova nuance” de sua cor a partir deste mês. A produção, que estreou em 2017, se prepara para embarcar em uma nova temporada, com novos personagens e uma nova trama. A montagem percorrerá pontos como a sede do Grupo Jurubebas, Casa de Artes Trilhares, Interarte Produções Artísticas, Espaço Cultural Uatê, Buia Teatro e Centro Cultural Sidney Cerdeira, mas não possui caráter presencial: a obra será transmitida diretamente destas localidades no período de 19 a 24 de junho, sempre 19h (1ª sessão) e 21h (2ª sessão), no canal da cia. no YouTube, cumprindo todos os protocolos de segurança em saúde contra o novo coronavírus.

O projeto, contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais, conta a história de um casal no começo de um relacionamento. O primeiro encontro, o primeiro beijo e a primeira discussão são apresentados de forma cômica e romântica, de acordo com o diretor do espetáculo, Felipe Maya Jatobá, que também interpreta o artista Luís Felipe na obra. Já o estudante universitário Antonio Jorge é vivido pelo ator Jorge Ribeiro.

“Antonio Jorge é o novo par dessa relação. É uma pessoa de iniciativa e atitude, mas que também se faz muitas perguntas e está sempre num dilema entre a razão e a emoção. Luís Felipe é o personagem que se entrega aos clichês, mas encontra segurança em si a partir da intensidade das cores do seu sentimento. O novo ‘Quarto Azul’ é uma montanha russa de sensações, onde essa intimidade é revelada a partir do olhar do espectador. A transmissão ocorrerá em formato de plano-sequência, apresentando cada detalhe de um gesto afetivo e uma incursão mais aproximada”, declara Felipe, sobre o novo projeto.

PUBLICIDADE

Elementos

A trilha original do espetáculo é assinada pelo cantor e compositor Yago Reis, inspirada nas histórias compartilhadas em processo. A cenografia e figurinos são assinados por Felipe Jatobá e Raiana Prestes, respectivamente. Partindo da ideia de que o amor é uma grande festa, o quarto é também um local de comemoração, dialoga o diretor.

“A gente costuma dizer que agora o ‘quarto’ é de um ‘azul’ meio esverdeado. A entrada do Jorge Ribeiro e suas referências interioranas nos aproximaram de um espetáculo cada vez mais íntimo, cada vez mais dentro deste cômodo criado em processo, mesmo que a virtualidade nos distancie do afeto do público presencial”, alega Felipe.

É a primeira vez que o espetáculo “Quarto Azul” será apresentado exclusivamente em formato virtual. “O que nos provoca de forma significativa, uma vez que há quatro anos a peça se apresenta de forma intimista. O processo se intensificou com o desafio de trazer essa proximidade para a tela do smartphone ou computador, sem parecer cinema, mas sem se distanciar do teatro”, conclui Jatobá.

Honrarias

“Quarto Azul” foi indicado ao Prêmio Urgência Discursiva no 4° Festival de Teatro de Guaranésia, em Minas Gerais, pelo seu discurso poético e de inclusão, além de ser receber outras duas indicações e um prêmio de “Melhor Ator” em festivais de Brasília e Barroso. Recentemente, o Grupo Jurubebas ganhou a Menção Honrosa “Resistência Cultural Pandêmica”, no Festival Curte de Teatro de Vinhedo, pela pesquisa em virtualidade desenvolvida na pandemia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.