Espetáculo inspirado em mitologias africanas estreia em espaço cultural virtual

O espaço cultural alia cultura e tecnologia(Reprodução/Cyntia Sales)

Com informações do Portal Alma Preta

RIO DE JANEIRO – Inspirado no caráter cíclico das mitologias africanas e costurado por textos da poeta Conceição Evaristo, o espetáculo Meus Cabelos de Baobá, do Rio de Janeiro, estreou no último dia 13 de agosto no Teatro WeDo!, espaço cultural que alia cultura e tecnologia. O musical estará disponível em plataforma online até 17 de setembro e pode ser assistido uma única vez pelo espectador.

Com Fernanda Dias, Beá e Ana Paula Black, e direção de Vilma Melo, Meus Cabelos de Baobá se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com o Baobá, árvore milenar de origem africana, que a ensina sobre os valores africanos e desperta sua autoestima, sua beleza singular, sua força ancestral e sua identidade negra.

PUBLICIDADE

A atriz e bailarina Fernanda Dias, que concebeu a peça em uma viagem ao Senegal, há anos idealizava um espetáculo que mostrasse, de uma forma poética, o universo feminino negro e as estéticas negras brasileiras e africanas. Com trilha musical tocada e cantada ao vivo, o espetáculo se desenvolve em torno de Dandaluanda.

Ao se deparar com episódios nevrálgicos na infância, a menina fantasia um diálogo com um Baobá e é correspondida. A magia que emana da árvore invade a cena e faz com que a mulher Dandaluanda, também alimentada pela sua ancestralidade, valorize sua identidade negra e se torne rainha. Como um Sankofa, pássaro que retorna ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, Dandaluanda desperta para uma nova vida. Primeiro, como menina; em seguida como mulher e finalmente como rainha.

Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021 é o primeiro teatro virtual e imersivo em 360º da América Latina e o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla. Com mais de 40 mil acessos, 15 mil espectadores distribuídos por 23 Estados brasileiros e 13 países, e a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o teatro já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.