Esquerda, liberais, mas DEMOCRATAS


Por: Marcelo Amil

23 de novembro de 2025

O Brasil vive um momento onde não pode haver tergiversação. Há apenas dois caminhos apontados e todos precisamos fazer uma escolha. Aqueles que não escolherem por ação, estarão fazendo sua escolha por omissão.

Há dois caminhos possíveis, o da democracia, e o do autoritarismo.

Até hoje sentimos na pele as marcas do que foi a ditadura militar no Brasil. Uma ditadura mantida com o derramamento de sangue, com a supressão de liberdades, e com feridas que até hoje não cicatrizaram completamente. E digo que não cicatrizaram porque uma mãe que não pôde sequer enterrar seu filho é uma ferida em todos nós que não vai cicatrizar nunca. Nesse caso, já que não há cura, que haja alento e memória, pois memória é o único alento. Manter viva a memória do que foi a ditadura militar é o alento de que ela não mais acontecerá.

Churchil disse que a democracia é o pior regime que existe, depois de todos os outros. Chruchil, o homem que ordenou a constrangedora campanha de Galípoli em 1915, e ainda assim, graças à democracia, tornou-se um memorável primeiro ministro da Inglaterra.

Aqueles que optarem por não se envolver, escudados em malabarismos retóricos que tentam justificar não se apresentar ao lado A ou B, estão fazendo sua escolha por omissão.

Já no campo dos que lutam pela democracia, devemos baixar as nossas individuais armas menores e erguer juntos a maior. Nossos bodoques são importantes, mas essa guerra exige um canhão que nenhum de nós pode operar sozinho e que só pode ser operado por todos nós juntos.

Militantes de esquerda, militantes de centro, trabalhistas, socialistas, comunistas, social democratas, a luta desse momento está além do programa dos nossos partidos. A luta desse momento é pela democracia. Ou nos ombreamos e juntos combatemos a cadela no cio ou veremos o estado democrático, que nos é tão caro, mais uma vez esvair-se por entre nossos dedos.

Aos que estarão do outro lado, do lado do autoritarismo, saibam que vocês serão derrotados como sempre. Vocês serão derrotados pois a própria luta de vocês é uma derrota. Quem precisa se impor pela força é ignóbil que não consegue defender sua ideia. Você serão derrotados pois viemos da natureza onde valia a lei do mais forte. Superamos a lei de talião. Chegamos à civilização, e o futuro não é outro senão o de uma sociedade livre e civilizada. A única masmorra que vocês poderão operar será a que existe dentro de suas cabeças onde vive o monstro da arbitrariedade. Vivam com esse monstro preso em suas cabeças, pois nós, defensores da democracia, viveremos com a liberdade do pensamento.

(*)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.