‘Esse tucupi é do Pará, dá vontade de roubar’, diz empresário de Manaus


Por: Jadson Lima

25 de junho de 2025
‘Esse tucupi é do Pará, dá vontade de roubar’, diz empresário de Manaus
Bernard Teixeira fez a declaração em uma rede social (Reprodução | Composição; Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O empresário e produtor de Eventos de Manaus Bernard Teixeira afirmou, nessa terça-feira, 24, que “dá vontade de roubar no final” ao comentar que o tucupi, usado em um prato regional, é do Pará. A declaração foi divulgada por Bernard em um vídeo nos stories de seu perfil no Instagram. Vinte horas depois, o conteúdo foi apagado.

“Esse tucupi é do Pará, hein. Dá uma vontade de roubar no final [de consumir pato no tucupi]”, disse o dono da empresa Nosso Show Gestão de Eventos Ltda., cujo nome de fantasia é Pump. A gravação mostra a reação de outras pessoas que estão no local. Algumas sorriem e uma voz feminina diz que “o pessoal vai te matar, hein”, se referindo ao empresário.

Bernard Teixeira é empresário em Manaus (Reprodução/Redes Sociais)

A CENARIUM tentou contato com Bernard, por meio do perfil dele no Instagram, para comentar as declarações feitas em seu perfil nas redes sociais. O empresário afirmou que a fala ocorreu em “uma brincadeira de amigos amazonenses presentes comigo de forma carinhosa e não preconceituosa”. “Sou paraense nascido e criado e amo meu Pará”, disse.

Em abril de 2024, o empreendimento de Bernard foi citado em uma investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), instaurada para examinar possíveis condutas impróprias na contratação da Pump Entretenimento pela Prefeitura de Manaus para a organização do evento “Sou Manaus Passo a Paço”. Uma denúncia ao órgão apontou que a empresa vencedora já estaria envolvida na organização do evento antes mesmo da publicação do edital de patrocínio Master.

Suspeita de irregularidades

Em agosto de 2023, o deputado Wilker Barreto levantou alegações de possíveis irregularidades nas negociações relacionadas à realização do “Passo a Paço” naquele ano. O parlamentar questionou a sequência temporal das publicações dos bastidores, indicando que muito antes da participação da Pump no edital de Chamada Pública nº 007/2023, divulgado em 23 de junho, o diretor-presidente da Manauscult já estava em contato com o proprietário da empresa, discutindo “parte das atrações nacionais que farão parte da line-up do maior festival de artes integradas do Norte, o ‘Sou Manaus’”, conforme descrito na legenda de uma publicação em 30 de maio.

Wilker também solicitou uma investigação sobre o encontro entre David Almeida e Bernard da Costa Teixeira. Na época, o deputado expressou preocupação com a natureza do encontro, que foi registrado pelo prefeito e compartilhado nas redes sociais, alegando que causou “estranheza”. Na publicação de 5 de julho, Bernard comentou que o prefeito era humilde e descreveu o encontro para discutir o evento como tendo ocorrido em uma parada de ônibus.

Na imagem, Almeida é visto sentado em um banco de parada de ônibus ao lado do empresário da Pump, com a legenda: “Conversa super proveitosa com o empresário e produtor de eventos, Bernard Teixeira. Nós fizemos as tratativas finais para a contratação de artistas que vão estar no Sou Manaus 2023”.

Essas fotografias levantaram suspeitas de favorecimento à empresa, uma vez que ela foi declarada vencedora da chamada apenas em 14 de agosto de 2023, após a publicação de um despacho de homologação da Manauscult na edição nº 5.649 do Diário Oficial do Município.

Leia mais: MP abre investigação contra Prefeitura de Manaus por suspeita no #SouManaus

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.