‘Está vacinada e teve sintomas leves’, diz presidente da FVS-AM sobre paciente detectada com Ômicron

Frasco com doses da vacina contra a Covid-19. (Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A primeira paciente detectada com a variante Ômicron da Covid-19 no Amazonas apresentou sintomas leves e estava vacinada contra a doença, disse a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde — Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, exclusivamente à REVISTA CENARIUM. O primeiro caso da variante foi confirmado pela FVS-AM nessa terça-feira, 4.

“O primeiro caso era de uma paciente vacinada que teve sintomas leves da doença, por isto, reforçamos para aquelas pessoas, que ainda não se vacinaram, para que façam a sua parte e compareçam às unidades de saúde e digam sim à vacina”, alertou Tatyana.

Leia também: Após primeiro caso da Ômicron no AM, diretora da FVS alerta: ‘Diga sim à vacina’

PUBLICIDADE

A paciente infectada com a variante é uma brasileira, de 27 anos, moradora de São Paulo e que chegou a Manaus, procedente de Fortaleza, no dia 21 de dezembro de 2021, com sintomas gripais. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da FVS-RCP, após receber relatório de vigilância genômica emitido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia). Ela tem o calendário vacinal completo, incluindo a dose de reforço.

Leia também: Amazonas confirma primeiro caso da variante Ômicron em Manaus; paciente chegou de Fortaleza

Testagem

Em nota, o Governo do Amazonas informou que, ao chegar na capital, a paciente realizou coleta no posto de testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias.

À CENARIUM, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ainda salientou que as medidas de prevenção à nova variante Ômicron são as mesmas que estão vigentes para evitar o novo coronavírus, como a higienização das mãos, o uso obrigatório de máscaras, evitar locais fechados e pouco ventilados e adotar o distanciamento social.

A FVS-AM informou ainda, em comunicado, que está realizando a investigação do caso positivo da variante em Manaus e rastreando pessoas que tiveram com a paciente.

A nova variante para o SARS-CoV-2 foi detectada em Gauteng, África do Sul. Em 26 de novembro de 2021 a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a nova variante como “Variante de Preocupação”, denominada Ômicron.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.