Estado de saúde de Paulo Gustavo: ator tem sinais vitais, mas quadro é irreversível

O humorista, de 42 anos, está internado num hospital da Zona Sul do Rio desde o dia 13 de março em decorrência de complicações de Covid-19 (João Miguel Júnior/TV Globo)

Com informações do O Globo

MANAUS – O ator Paulo Gustavo apresenta ‘sinais vitais presentes’, mas quadro é irreversível, de acordo com boletim médico divulgado na noite desta terça-feira. O humorista, de 42 anos, está internado num hospital da Zona Sul do Rio desde o dia 13 de março em decorrência de complicações de Covid-19.

Na última segunda-feira, os médicos informaram que o ator teve uma piora do quadro, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa, permitindo a passagem de bolhas de ar para a corrente sanguínea, causando uma embolia, incluindo o sistema nervoso central.

PUBLICIDADE

Abaixo o comunicado na íntegra

Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de Covid-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva.

A equipe médica acaba de emitir novo boletim divulgado pela assessoria de imprensa do ator:

“Após a constatação da embolia gasosa disseminada ocorrida no último domingo, em decorrência de fístula brônquio-venosa, o estado de saúde do paciente vem deteriorando de forma importante.

Apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes.”

A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações dirigidas ao Paulo Gustavo, assim como as demais pessoas acometidas por essa doença terrível.

Entenda os tratamentos

Entenda como foi tem sido a jornada de Paulo Gustavo até aqui.

Internação

A hospitalização de Paulo Gustavo foi divulgada por sua assessoria de imprensa no dia 15 de março e pegou os fãs de surpresa. Dois dias antes, ele compartilhou uma mensagem de feliz aniversário para o marido nas redes sociais, sem mencionar qualquer problema de saúde.

Seguindo orientação médica, ele procurou assistência para acompanhar a evolução de seu quadro clínico. Na ocasião, não foram divulgados mais detalhes sobre o estado do ator. Nas redes sociais, seu marido, Thales Bretas, afirmou que o ator melhorava a cada dia e agradeceu a artistas e fãs pelas mensagens de carinho.

Sinais de melhora

Quatro dias após ser intubado, no dia 25 de março, seu marido novamente se pronunciou sobre o estado de Paulo Gustavo, afirmando que o ator havia apresentado uma melhora. Na publicação, Thales conta que Paulo Gustavo estava respondendo bem ao respirador mecânico, e que a melhora era lenta, mas progressiva.

Em um boletim médico divulgado em 1 de abril, a equipe afirmou que Paulo Gustavo seguia “tendo evolução favorável no tratamento contra o coronavírus”. Ainda de acordo com o boletim, o artista havia apresentado melhora evidente nas 48 horas anteriores, e a família agradeceu as mensagens de apoio:

”Nas últimas 48 horas, o paciente apresentou sinais mais evidentes de recuperação da função pulmonar, corroborados por uma tomografia computadorizada realizada hoje. A cada dia temos mais certeza da sua plena recuperação, cuja data ainda não é previsível”.

Agravamento do quadro

Apenas um dia após a nota divulgada sobre uma melhora no estado de saúde do comediante, Thales Bretas anunciou que Paulo apresentou um agravamento do estado de saúde, foi submetido a uma terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). De acordo com o boletim médico divulgado pela assessoria do ator, de 42 anos, ele ”chegou a apresentar sinais de melhora, mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que passar por reajustes terapêuticos”. Em entrevista ao EXTRA, o médico intensivista Victor Cravo explicou o que é esse tratamento:

“O ECMO é uma terapia feita através de uma máquina, que substitui a função de troca de oxigênio que o pulmão faz. Com isso, você consegue descansar o pulmão até ele poder ser exigido novamente e conseguir fazer essa troca. O paciente tem um sangue passando por uma máquina, que tem uma membrana, e essa membrana oferta o oxigênio e leva o gás carbônico, exatamente o que o pulmão faria”, explica Cravo.

No mesmo dia, o pai de Paulo Gustavo, Júlio Marcos, quebrou o silêncio falou sobre o estado de saúde do filho.

”Nesse momento em que todo o planeta está tão triste, precisamos alavancar e elevar nossa fé! Nosso amigo Paulo Gustavo, está enfrentando uma árdua e dolorosa luta! Por isso, nesse domingo de Páscoa, abençoado, vamos unir nossa fé, com muita força e energia, às 18 horas, um horário muito forte num dia muito especial! Cada um com sua fé, religião, crença, mas principalmente muita energia! ”, escreveu Júlio no Instagram.

Já no dia 3 de abril, Thales Bretas postou uma foto ‘idoso’ com Paulo Gustavo, indicando que acreditava que os dois ainda irão envelhecer juntos.

“Eu falei que vamos ficar velhinhos juntos!!!”, afirmou ele na postagem, feita na noite de sábado, dia 3. “E assim que vamos comemorar nossas bodas de ouro! Tenho certeza!!! Essa fase vai passar!!! E nós vamos ter mais essa história de superação pra contar, juntos! Só nos fortalece”, disse Thales, que também fez um apelo aos fãs e pediu para que não acreditassem em fake news sobre uma suposta morte do marido.

Pleuroscopia e doação de sangue

No dia 3 de abril, Paulo Gustavo passou por uma pleuroscopia, procedimento que serve para a equipe médica ter uma melhor compreensão da situação dos pulmões do paciente. Nela, foi identificada uma fístula bronco-pleural, que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida.

Fístulas broncopleurais representam uma comunicação anormal entre os brônquios e a pleura, membrana que reveste os pulmões, o que ocasiona uma passagem de ar incorreta no organismo.

Em linguagem resumida, quando há a detecção de uma fístula bronco-pleural significa que foi identificado, no paciente, um vazamento de ar dos brônquios para a pleura, local no corpo onde não deve haver ar.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.