Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
19 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os nove estados da Amazônia Legal registraram 1.107.065 casos de Covid-19 e juntos somam mais de 25 mil mortes. Pará, Mato Grosso, Maranhão e Amazonas são os que mais possuem vítimas da doença, juntos os quatro concentram 80% das mortes na região com 20.077 óbitos.

O levantamento da REVISTA CENARIUM foi baseado nos números divulgados nessa quarta-feira, 25, pelo consórcio dos veículos de comunicação sobre o retrato da pandemia no País.

Os dados atualizados de Covid-19 nos nove estados da Amazônia Legal foram divulgados pelo Consórcio de Imprensa (Arte: Guilherme Oliveira/ Revista Cenarium)

Pará lidera índice

No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), lançou o Programa Triagem Pós-Covid, que atenderá pacientes oriundos de todas as regiões do Estado que tiveram a doença e apresentam sequelas, como alteração no paladar e olfato, ansiedade, rinite, insônia ou hipertensão arterial. O programa, lançado no Palácio do Governo, em Belém, também atenderá pacientes que já faziam acompanhamento médico e precisaram interromper devido à pandemia.

Maranhão

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) nessa quarta-feira, 25, apontaram que o número de casos cresceu pelo terceiro dia seguido. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou 406 novos casos da doença e oito mortes. Agora são 2.955 casos, sendo 2.716 em isolamento domiciliar, 150 internados em enfermarias e 89 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Amazonas

Também na quarta-feira, 25, o Governo do Amazonas anunciou a flexibilização no funcionamento de bares, restaurantes e casas de shows poderão voltar a funcionar em um novo horário e com apenas 50% da capacidade, atendendo todos os critérios da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Um dia antes, na terça-feira, 24, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) identificou que o Amazonas é o quinto estado do País com maior mortalidade por Covid-19. Do início da pandemia até o dia 14 de novembro, o Estado registrou 113,2 óbitos para cada 100 mil habitantes, conforme os dados oficiais.

Em setembro, FVS-AM apontou uma queda na desaceleração dos casos de Covid-19 no Amazonas. Na época, o órgão identificou as aglomerações como principais fontes de contágio no estado e o governo voltou a fechar bares, praias e flutuantes no estado. No final de outubro, o mesmo decreto foi prorrogado, mas o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) negou uma possível segunda onda de infecções no estado.

Mato Grosso

Quatro mortes por Covid-19 e 760 casos da doença foram registrados nas últimas 24 horas, no Mato Grosso. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com as novas confirmações, o estado notificou, até esta quarta-feira, 25, 156.937 casos e 4.111 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (34.361), Rondonópolis (11.640), Várzea Grande (11.071), Sinop (8.214), Sorriso (6.711), Lucas do Rio Verde (6.145), Tangará da Serra (6.039), Primavera do Leste (5.242), Cáceres (3.620) e Nova Mutum (3.319).