Estados da Região Norte recebem 95 unidades odontológicas móveis
Por: Isabella Rabelo
27 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – Quase 100 municípios que estão situados em Estados do Norte do Brasil foram contemplados pelo governo federal com a entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), veículos que levam atendimento em saúde bucal a locais de difícil acesso. No total, 95 cidades dos sete Estados da região receberão os novos equipamentos nesta etapa do programa financiado pelo Novo PAC Saúde.
As entregas foram realizadas na última quinta-feira, 21, em cerimônia em Sorocaba (SP), cidade do interior de São Paulo, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em todo o País, 400 unidades vão beneficiar 1,4 milhão de pessoas. O investimento é de R$ 152 milhões, segundo o governo federal.

O Ministério da Saúde informou que os municípios foram selecionados a partir de critérios como: vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e dificuldade de acesso a serviços odontológicos. A ação marca a retomada, após dez anos, da estratégia do Programa Brasil Sorridente.
“Eu quero que cada brasileiro e cada brasileira da Amazônia Legal possam sorrir com orgulho. O Brasil Sorridente mostra que, quando o governo olha para o povo, devolve esperança e dignidade”, afirmou o presidente Lula sobre a iniciativa.
Veja a lista de unidades em cada Estado da Região Norte:
- Acre – 5;
- Amazonas – 27;
- Amapá – 5;
- Pará – 43;
- Rondônia – 5;
- Roraima – 5;
- Tocantins – 5.
O que são as UOMs
As Unidades Odontológicas Móveis funcionam como extensões das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os veículos são equipados com cadeira odontológica completa, equipamento de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia e instrumentos necessários para procedimentos primários e especializados, como tratamentos de canal e próteses dentárias.
Alexandre Padilha ressaltou a importância da saúde bucal como uma questão de dignidade e cidadania. Segundo ele, ao ter acesso a atendimento odontológico, incluindo próteses, a pessoa recupera não apenas o sorriso, mas também a autoestima, a confiança para trabalhar, estudar e se relacionar socialmente.
“As Unidades Odontológicas Móveis garantem atendimento digno para quem vive em áreas remotas, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e periferias urbanas. É devolver dignidade, oportunidade e esperança para a população brasileira”, declarou Padilha.
Quando necessário, os pacientes podem ser encaminhados para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).