Estrutura de obra milionária inaugurada por Bi Garcia desaba um mês após entrega
26 de julho de 2024

Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Um mês após ser entregue pela Prefeitura de Parintins (AM), parte da cobertura lateral da praça de alimentação do anfiteatro Sila Marçal desabou na madrugada desta sexta-feira, 26. Segundo moradores, a estrutura caiu durante uma forte chuva que atingiu o município, distante 369 quilômetros de Manaus. Localizada na Praça dos Bois, a obra foi inaugurada pelo prefeito Frank Bi Garcia (PSD) em 20 de junho deste ano, após mais de dois anos de construção e atrasos na conclusão do complexo. A revitalização do espaço custou mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos.


Imagens e vídeos que circulam em aplicativo de mensagens mostram a estrutura caída na área externa do complexo, dividido com as cores dos Bois de Parintins. De acordo com áudio de um morador do município, o local é usado por pessoas que frequentam a praça de alimentação do anfiteatro Sila Marçal, do lado vermelho das lanchonetes. Assista ao vídeo do local após o desabamento:
Nas imagens, registradas na manhã desta sexta-feira, 26, servidores municipais aparecem recolhendo as telhas e os ferros da estrutura que desabou. A CENARIUM procurou a Prefeitura de Parintins para comentar o fato e questionou para onde o material retirado do local foi levado. A reportagem também questionou o que deve ser feito a partir de agora para a reconstrução do espaço. Até o momento não houve retorno. Veja mais imagens da estrutura que desabou.
A construção do anfiteatro Sila Marçal, de responsabilidade da prefeitura sob a gestão de Bi Garcia, foi marcada por atrasos. O termo de serviço foi assinado em novembro de 2021. De acordo com a prefeitura na época, a obra custaria mais de R$ 3 milhões, com recursos de emendas parlamentares destinadas ao município pela ex-senadora amazonense Vanessa Grazziotin (PCdoB).
Além do recurso da parlamentar, a prefeitura também injetou verbas municipais na construção do espaço.
Prevista inicialmente para ser concluída em 246 dias, com entrega programada para ocorrer em julho de 2022, a obra só foi entregue cerca de 936 dias após o início dos trabalhos. A diferença entre o que foi programado e inauguração é de 690 dias.



